Óbitos por Covid em Palmitinho tem aumento de 25% em maio


A flexibilização de algumas atividades somada ao descuido da população refletiram no novo aumento no número de casos de Covid-19 em Palmitinho.


Conforme levantamento da reportagem do Vitrine do Povo(VP), após atingir apenas 7 casos ativos em 27 de abril, o número chegou a 33 na última sexta-feira(21), quando foram confirmados 5 novos casos em um único dia.


Em abril o município apresentou um aumento de 29,1% nos casos, conforme divulgou a última edição do VP. Em maio, até esta segunda-feira(24), o percentual de aumento em relação a 30 de abril chegava a 11%. Já o número de óbitos subiu de 8 para 10, o que significa um aumento de 25% em 24 dias.


Diante o aumento de número de casos, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social volta a alertar a população para os cuidados necessários a fim evitar a propagação do vírus. Apesar do avanço da vacinação com a imunização de mais de 31% da população, o retorno das aulas presenciais e a flexibilização do funcionamento de bares, restaurantes e outras atividades contribuem para o aumento dos casos, alertam os profissionais.


Na última semana também ocorreu a implantação do novo sistema de controle do distanciamento social implantado pelo governo do estado, substituindo o sistema de bandeiras pelo chamado 3As(Aviso, alerta e ação). O novo sistema concede mais poder aos municípios na gestão da pandemia que antes tinha o controle do estado.