O rio Uruguai segue em elevação devido ao alto volume de chuvas que ocorrem na região deste a última semana, alcançando 6,48 metros acima do leito às 9h de hoje, dia 29. Com isso municípios que ficam às margens do rio estão em alerta, como é o caso de Barra do Guarita.
Segundo o coordenador da Defesa Civil do município de Barra do Guarita, Charlei Mantelli, segue em elevação desde a tarde de ontem. Conforme o coordenador isso acontece porque as chuvas que também acontecem em Santa Catarina provocam uma vazão maior na Foz de Chapecó fazendo com que o rio suba depressa.
Até o momento não há registros de danos ou retirada de famílias em Barra do Guarita e a balsa que faz a travessia para Itapiranga, em Santa Catarina, continua operando normalmente. Charlei explicou que os trabalhos irão começar se o rio atingir mais de nove metros: "quando atingir esse nível a travessia da balsa para, por segurança, e providências começam a ser tomadas já que, com esse nível, algumas famílias precisam ser retiradas das margens do rio.