top of page

Palmitinhenses apostam na diversidade para desenvolver propriedade rural


A família Zuchi, que reside na linha Caldeirão em Palmitinho, está apostando na diversidade de produção para aumentar a renda familiar. Atualmente moram na propriedade os pais de Cleomar e Cleodenir Zuchi— conhecido como Nene Zuchi—, a esposa de Cleomar, Clair Zuchi e os filhos do casal, Leonardo Zuchi e Maria Luiza Zuchi*.


A família sempre lidou com plantio de milho e outros cultivos para o sustento, possui gado leiteiro e cerca de 500 suínos alojados, mas o diferencial surgiu há cerca de três anos, com um projeto escolar de Leonardo, hoje com 20 anos. Após o ingressar na Casa Familiar Rural e se inscrever para um concurso de projetos empreendedores os familiares pediram auxilio do escritório municipal da Emater/RS- Ascar de Palmitinho para implantar um projeto pioneiro na propriedade. “Nos reunimos muitas vezes nesta área para conversar e pensar no projeto e a Valéria(referindo-se a Valéria Zanatta Senger) nos trouxe a proposta de criarmos estufas de tomates orgânicos e nos levou para conhecer uma produção parecida na região” descreveu a mãe de Leonardo. Com tema definido e um grande entusiasmo o jovem enviou o projeto, que foi premiado com R$ 3 mil reais, para que iniciasse a primeira fase — a primeira estufa.



Hoje são quatro estufas em produção e mais uma em fase final de construção. O jovem Leonardo concluiu os estudos na Casa Familiar e passou a ser responsável pelas 14 vacas leiteiras, enquanto o pai cuida da plantação e dos suínos e o tio Nene ficou com a plantação de tomates orgânicos, incluindo neste ano também a produção de melões.


Você confere a matéria na integra na 5º edição do VP, que estará em circulação neste final de semana.





*Na edição impressa onde diz Ana Luiza Zuchi, lê-se Maria Luiza Zuchi.

A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73

Expediente.jpg
bottom of page