Agronegócio em Destaque

 

 

Quando cheguei a Região “Palmitinho” há quase 30 anos, só se ouvia falar em pobreza dos Municípios. Fui testemunha de inúmeras mudanças, saindo do interior de Palmitinho e de Municípios da Região, buscando trabalho no Vale Calçadista para melhorar de vida. Os anos foram passando e a mudança de fotografia foi acontecendo, graças a ideias e Administradores corajosos e um povo que uniu persistência e outros que não quiseram sair de seu berço que construíram com tanto carinho.
Quando chegavam Natal e Ano Novo, eram caravanas de ônibus que vinham trazer pessoas a passar as festas com familiares que por aqui ficaram. Por vezes, os que vinham criavam uma falsa ilusão que onde estavam era melhor do que aqui. Outros tantos ainda foram se aventurar para tentar melhorar de vida, muitos gostariam de voltar, mas não possuem condições para tal.
Veio então às ideias: Pocilgas “parcerias”, gado leiteiro, frangos e citros. Aos poucos o interior começava a mudar para melhor, as oportunidades foram surgindo e foram fazendo a diferença na Região.  Hoje o cenário é outro, temos nos 42 municípios de abrangência da Emater Regional, a maior concentração de suínos do Rio Grande do Sul, temos no segmento de frangos duas empresas querendo expandir sua produção, buscando parceiros, bovinocultura de leite presente na maioria das propriedades, muitas com grande produção chegando a mais de mil litros/dia, com o envolvimento familiar e uma maior possibilidade de sucessão familiar.
Ainda temos um nicho de mercado em aberto que precisa ser visto pelos nossos administradores, que são as agroindústrias. Quando falo nisso vejo uma possibilidade de associativismo “juntar 5 ou 6 famílias e montar uma agroindústria”, tudo isso agregaria muito valor a produção, seria o melhor caminho “transformar”.
E por último, a citricultura, temos os melhores climas do Brasil, propícios para produção que garante a melhor qualidade em frutos. Em alguns municípios, como Liberato Salzano, temos aproximadamente 2 mil hectares produzidos com uma indústria instalada e querendo expandir. Por tudo isso que digo, estamos na Região mais promissora para agregar valor ao agronegócio.
Até a próxima...

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73