O Supremo Tribunal Federal(STF), vai julgar pedido de habeas corpus preventivo para o Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no mesmo dia em que o político visitará a região.
Nesta quinta-feira(22), o Ex-Presidente estará em Palmeira das Missões para participar de ato em defesa da democracia e encontrará militantes e simpatizantes que integram caravanas de dezenas de municípios da Região.
Enquanto estiver em sua caravana, em Palmeira das Missões, Lula e sua assessoria estarão atentos ao julgamento do habeas corpus preventivo de sua prisão. O pedido será analisado, pelo Supremo Tribunal Federal (STF). De qualquer forma, o petista estará aliviado, pois o ministro Marco Aurélio Mello desistiu de apresentar questão de ordem, forçando a presidente da Corte, ministra Camen Lúcia, a conduzir a prisão após condenação em segunda instância.
Durante o julgamento desta quinta, estará em pauta do STF, apenas a aplicação temporária da pena de Lula como um todo. Mas, sobretudo, o caso específico do já pré-candidato à presidência da República. O petista alega que há “risco iminente” de sofrer um “constrangimento ilegal”. Ele reivindica a proteção, da parte dos ministros, para evitar que o juiz Sergio Moro defina sua prisão.
O pedido da defesa é uma forma de prevenção para o caso de os embargos de declaração impetrados pela mesma forem rejeitados pelo Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4) de Porto Alegre. O tema irá para análise na próxima segunda-feira(26).
Fotos: Ricardo Stuckert/Assessoria Lula