top of page

Espaço Aberto

ERS-528

Com satisfação participei no último dia 16 de maio da assinatura do contrato e da ordem de reinício das obras da nossa 528. A possibilidade é real que as obras realmente vão acontecer. É uma luta que percorre décadas, onde muitas lideranças políticas e sociais se empenharam, cada um no seu tempo, para que o sonho fosse possível. Sabemos que as dificuldades financeiras do Estado sempre foram o principal entrave. O pleito somente está acontecendo por conta da mobilização popular e união de forças que deixaram de lado preferências partidárias ou qualquer outra disputa de vaidade, focando no objetivo único: o asfalto. Parabéns a todos os prefeitos e suas administrações que fizeram parte deste processo, vereadores e deputados que acreditaram e cumpriram seu compromisso com o progresso e a qualidade de vida da população de Palmitinho e Pinheirinho do Vale.

HPPs

Na Assembleia Legislativa, junto à Comissão de Saúde e Meio Ambiente, fazemos parte de um grupo de assessoria técnica que trabalha questionamentos relacionados à Portaria 64/2018, da Secretaria Estadual da Saúde, que institui a política de cofinanciamento para estabelecimentos que se caracterizam como Hospitais de Pequeno Porte (HPP) e que possuem dificuldades quanto à expedição do alvará sanitário, de acordo com as normas vigentes. Ou seja, os estabelecimentos que não se habilitarem, devem optar pela transformação em Pronto Atendimentos de Urgências (PADU). A aplicação desta normativa, na sua totalidade, pode desencadear no fechamento de muitas unidades hospitalares HPPs no interior do Estado. Hospitais com menos de 30 leitos que hoje funcionam normalmente nos seus municípios, através do SUS, acabarão sendo transformados em PADU, funcionando apenas como “postão”, tendo que fazer todos os encaminhamentos, inclusive de baixa e média complexidade, para os centros maiores de saúde. A não possibilidade de internação acaba com a principal arrecadação destes pequenos hospitais, que também não poderão atender por meio de convênios. O grupo técnico busca discutir a Portaria e sugerir alterações que possam rever essa política de transformação de HPPs e PADUs. Do contrário, o resultado é o aumento da ambulancioterapia, ampliação dos gastos por parte dos municípios e, infelizmente, a superlotação dos grandes hospitais.

Exportação

Quatro frigoríficos catarinenses da Aurora, BRF, Pamplona e Seara realizaram neste mês o primeiro carregamento de exportação de carne suína para a Coreia do Sul. É o passo inicial, depois de 10 anos de negociações, para abertura de mercado para a carne suína brasileira. Santa Catarina está sendo contemplada por ser o único estado reconhecido pela Organização Mundial da Saúde Animal como livre da febre aftosa sem vacinação. Aos poucos as portas vão se abrindo. Porém, cabe aos produtores e integradores, manterem o foco na qualidade de produção e imunização de doenças.

- Início das obras da ERS-528 é um presente de aniversário para Palmitinho.

- O mercado de apostas está agitadíssimo. Aqueles que apostaram que a estrada seria iniciada, já podem cobrar o jogo. Já os que apostam na obra concluída, o jogo ainda está em aberto.

- Asfalto é um avanço social e sinônimo de progresso. Todavia, os projetores da obra já devem pensar em medidas de contensão da velocidade nos trechos que cortam as vilas Boa Vista, Vencedora, Km 19, Km 16, Km 14 e Km 11.

Obrigado pela leitura. Paz e bem.

Jornalista MTE 13.365 - ederocha42@gmail.com

bottom of page