Propriedade de Palmitinho é referência em produção de verduras e legumes

28/07/2018

 

Com um histórico de mais de mais de 20 anos de dedicação, a família de Iraci Zanatta(63), na Linha Santo Antônio, é referência na produção de verduras e legumes na Região.

 

A propriedade de 13 hectares conta com aproximadamente 400m² exclusivamente dedicados para hortas que compreendem a produção de mais de 10 variedades de verduras e legumes, que são cuidadosamente cultivados a base de adubo orgânico. “Tudo é cultivado com adubo orgânico, nunca usamos venenos e a gente cuida da melhor forma para oferecer qualidade aos clientes”, relata Zanatta.

 

Na propriedade, Iraci é auxiliado diretamente pela esposa, Ivaldete Piaia Zanatta(57), e pelo filho Jackson Gentile Zanatta(21), que divide o tempo dedicado a propriedade com as aulas do Curso de Medicina Veterinária da FAE Centro Universitário de Itapiranga(SC), onde frequenta o 8º Semestre.

 

Conforme o Agricultor é produzido produtos como: Alface(americana, crespa e roxa), chicória, radite, repolho, rúcula, couve-flor, brócolis, cenoura, beterraba, rabanete, morango, tempero verde, entre outras variedades, sendo que o “carro-chefe” é a produção de alface com cerca de 2 mil pés/ano.

 

O Agricultor fala também do investimento realizado recentemente com a irrigação da horta principal da propriedade, garantindo uma significativa melhora na produção e reduzindo mão de obra. Segundo ele o aparelhamento para a irrigação com a compra de canos e motores contou com um investimento aproximado de R$ 8 Mil.

Além desta atividade, a propriedade conta ainda com um plantel de 11 vacas leiteiras com uma produção de cerca de 2,5 Mil litros de leite/mês, garantindo um complemento para a renda da família, além de gerar boa parte do adubo utilizado nas duas hortas da propriedade.

 

Zanatta relata como é feita a divisão das tarefas, sendo que a esposa tem um maior envolvimento com o cultivo nas hortas, enquanto o filho se dedica mais ao cuidado das vacas leiteiras e pastagens. “A patroa cuida mais das hortas e eu o Jackson demos assessoria a ela com a parte de irrigação e adubação. A gente lida com a vaca de leite, pastagens e demais serviços da propriedade”, destaca.

 

Além de auxiliar nos dois setores, Iraci fica responsável pelas entregas dos produtos na cidade. “Três vezes por semana vou para a cidade fazer as entregas em restaurantes e supermercados que solicitam os produtos, também visito as residências para oferecer os produtos que cultivamos”, relata.

 

 

Fotos: Dejair de Castro

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73