top of page

Palmitinho atinge meta de vacinação contra sarampo e poliomielite



Em meio a confirmação de sete novos casos de Sarampo no estado, pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) a responsável pelo setor de vacinação da Unidade Básica de Saúde de Palmitinho, Berenice Lopes atualizou os dados, informando que o município já ultrapassou a meta proposta, de vacinar pelo menos 95% das crianças de um ano a menores de cinco anos.

A Campanha de Nacional de Vacinação contra o sarampo e poliomielite segue até a próxima sexta-feira (31).

A vacina é a forma mais efetiva forma de prevenção. O esquema recomendado no calendário infantil é de duas doses, aplicada aos 12 meses de idade com a tríplice viral e aos 15 meses com a vacina tetraviral (que protege também contra a varicela). Independente dessas doses da rotina, todas as crianças maiores de 1 ano de idade e menores de 5 devem tomar um reforço durante a atual campanha em andamento. Reforço da vigilância

Por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) emitiu nesta terça-feira (28) uma nova nota informativa destinada a todos os serviços de assistência da rede pública e privada sobre o cenário epidemiológico do sarampo no Rio Grande do Sul. A orientação aos profissionais de saúde é que estejam atentos aos sintomas e critérios de casos suspeitos, notificando essas ocorrências às secretarias municipais de saúde e ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). É considerado um caso suspeito toda pessoa que, independente da idade e situação vacinal, apresentar febre e manchas vermelhas na pele (exantema maculopapular), acompanhados de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite. Acesse aqui a Nota Informativa.


bottom of page