Bingo: O passa tempo divertido que vem ganhando seguidores em Palmitinho

18/11/2018

 

A alegria estampada no rosto ao ganhar um prêmio, por mais singelo que seja, descreve o prazer trazido por uma brincadeira que vem ganhando cada vez mais adeptos em Palmitinho.

 

O Bingo ou Víspora, como é conhecido, vai muito além do que uma disputa, sendo um passatempo divertido e uma forma de lazer e até de solidariedade para pessoas das mais diversas idades, mas principalmente para integrantes da Terceira Idade.

 

O jogo vem ganhando seguidores nos últimos anos tornando-se comum presenciar a reunião de amigos aos sábados à tarde, domingos à noite e até mesmo nas noites ao longo da semana. As rodadas de víspora são promovidas por pessoas comuns que admiram o esporte e organizam as atividades, tendo a participação de dezenas de visitantes.

 

Normalmente acontecem em comunidades do interior e bairros, principalmente onde existe Clubes de Mães ativos, mas é comum a realização do chamado “Bingo Beneficente”, onde o valor arrecadado é destinado para ações solidárias. Os jogos também acontecem na residência de pessoas voluntárias que organizam a rodada para reunir grupo de amigos e se divertir.

 

Em Palmitinho, um dos locais com maior participação de adeptos é o Salão do Bairro Santo Inácio, onde o Clube de Mães realiza a brincadeira nos domingos à noite. Na comunidade os jogos são organizados por mulheres que coordenam o Clube de Mães, estas são as responsáveis por adquirir os prêmios que são destinados para as pessoas que completarem os trilhos ou os cartões do bingo.

 

Conforme as integrantes do grupo, Adriana Magri e Dejanira Rodrigues dos Santos, os jogos acontecem todos os domingos a partir das 19hs e contam com uma media de 30 a 50 pessoas(maioria mulheres), com premiações simbólicas, normalmente quilos de alimentos.

 

A professora aposentada, Marilda da Silva Balestrin(67), é uma das adeptas da brincadeira e participa cotidianamente dos encontros. Por um longo período, a professora organizou os jogos em sua própria casa, reunindo amigas e diversas pessoas que integram o ciclo de amigas. Assim ocorre em outras residências, onde um espaço é improvisado para abrigar os participantes, sendo visível a alegria de quem ganha um ou mais prêmios e o semblante fechado de quem não ganha prêmio algum.

 

A Professora Marilda relata a importância social do Bingo, sendo que o mesmo contribui para que as pessoas realizem atividades mentais, o que é muito importante na terceira idade. A Professora lembra do dia em que esteve em um neurologista e ele disse que o bingo exercita a mente e pode contribuir para evitar doenças como o mal de Alzheimer, por exemplo.  “Exercita a memória e enquanto se pensa no número que falta para completar o cartão, as pessoas esquecem os problemas, sem contar dos laços de amizade e de carinho que criamos um pelo outro”, relata.

 

Uma ação de solidariedade

 

O bingo é uma diversão e ao mesmo tempo um ato de humanidade e de solidariedade, relata a Professora Marilda. Costumeiramente ela é chamada para coordenar rodadas de bingo beneficente, promovido ajudar pessoas que enfrentam principalmente problemas de saúde.

 

Assim também acontece em entidades e comunidades a afim de arrecadar fundos para auxiliar na manutenção dos serviços das mesmas ou até mesmo para destinação a pessoas que necessitam.

 

Entre os prêmios normalmente está pacotes e alimentos não perecíveis como arroz, feijão, açúcar, mas é normal encontrar itens de produtos de limpeza, erva mate entre outras dezenas de opções.

 

Para participar as pessoas devem acompanhar e anotar nos cartões os números que são cantados pela chefe do jogo, sendo que cada cartão tem uma combinação de números. Para apreende é fácil, basta acompanhar um dos encontros e se divertir na companhia de pessoas bem humoradas e determinadas a levar para casa um prêmio ou a satisfação de ser solidária a uma causa.

 

 

Fotos: Dejair de Castro

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73