O VP entra no clima da estação e traz as dicas para o INVERNO

16/07/2019

Apesar das tendências dos últimos anos, onde o inverno tem se tornado menos frio e os verões mais quentes, a estação mais fria e elegante do ano é uma época carregada de simbolismos e acaba por mudar nossa rotina e até nossa forma de viver e se alimentar.

 

Em 2019, o inverno começou no último dia 21 de junho e a tendência é de temperatura na estação acima da média do século 20 em grande parte do Brasil. Haverá muitos dias quentes, alguns lembrando o auge do verão, sobretudo no Centro-Oeste e no Sudeste do país.

 

No RS, a estação que começou sob El Niño fraco no Pacífico, tende a ter igualmente temperatura acima das normais climatológicas no trimestre. Haverá mais dias amenos ou quentes que o normal, mas não significa que deixará de fazer frio, e já tivemos uma prova disso na primeira semana de julho, onde houve registro de temperaturas negativas, inclusive aqui em Palmitinho e Região.

 

Os gaúchos enfrentarão mais dias frios e alguns até gelados. Julho deve ser, na média, o mês mais frio. Já a chuva deve também ficar acima da média com eventos de precipitação volumosa. No geral, julho terá temperaturas máximas variando pouco acima das médias padrão, que são entre 18ºC e 21ºC, nas regiões oeste e leste. No Sul e na Serra, as máximas aumentam um pouco além dos 15ºC a 18ºC habituais. 

 

Novas ondas de calor tão marcante como as da última semana de junho, beirando ou até mesmo ultrapassando os 30ºC, não devem dar as caras no Estado, ainda que os períodos de frio intenso sejam intercalados por dias mais amenos. 

 

Chegou o inverno, para os gaúchos, o bom mate torna-se ainda mais presente, acompanhado do churrasco e para os mais ousados aquele gole de canha da pura ou aquele bom vinho, cujo o estado é referência. Não pode faltar as bergamotas. A época do pinhão, do quentão, da pipoca, do sopão. Mas o inverno vai além da culinária, o bom cinema, aquele filme, lagartear ao sol, ou pegar um sofá com aquele cobertor, o fogão a lenha ou aquele burraio. Para os mais chicks a lareira no canto da sala com uma dose de romantismo. O inverno também exige mais cuidados com saúde.

 

Nesta edição o VP traz mais dicas de como encarar a estação, tanto na forma de se vestir como na forma de se alimentar e cuidar da saúde;

 

Aposte no cardápio de proteínas.

As proteínas proporcionam uma sensação de saciedade maior e dessa forma ingerimos menos calorias durante o dia. Aposte em um cardápio de proteínas magras para esse inverno! No frio nosso corpo gasta mais energia para se manter aquecido, necessitando assim de maior quantidade de calorias.

 

Xô, preguiça!

Vença o frio e não deixe de praticar esportes. A falta de disposição para a prática de atividades físicas pode ser prejudicial para a sua saúde. Mantenha a temperatura do corpo com algum esporte e mantenha o corpo em forma para a próxima estação.

 

Não esqueça da água.

A ingestão de água é muito importante em qualquer estação e o inverno não fica fora dessa. A falta de líquidos interfere no ritmo do metabolismo e pode trazer resultados ruins para o corpo.

 

Alimentação!

As sopas são uma boa opção em dias frios e podem ser também muito saudáveis. O consumo de sopas com verduras, legumes e carnes magras representa uma alimentação pouco calórica e saudável. Entretanto, quando são escolhidos elementos como queijos e creme de leite, há uma alimentação rica em calorias, porém pobre em nutrientes. Vale salientar ainda que uma sopa saudável, quando acompanhada de queijos e pães, pode tornar-se muito calórica.!

 

O chocolate quente é uma das queridinhas do frio, essa bebida pode ser extremamente calórica, sendo aconselhado o consumo moderado. Para tornar o chocolate quente mais saudável, a recomendação é utilizar chocolate com concentração acima de 70% de cacau e preferir o leite desnatado.

 

Muitas pessoas deixam de se alimentar de Vegetais, legumes e frutas, mas esses itens durante os dias frios são fundamentais. Entretanto, esse não é um hábito aconselhável. Uma dica do Conselho Federal de Nutricionistas é consumir vegetais, frutas e legumes mesmo em dias frios, uma vez que eles são ricos em vitaminas, minerais e água, garantindo uma alimentação saudável.

 

Época de ficar mais estiloso.

 “No inverno, todo mundo fica mais estiloso”. É claro: a principal função da roupa – principalmente no inverno – é proteger o nosso corpo, mas ter estilo é importante para passar uma imagem bacana e transmitir segurança.

 

 

 

Fotos: Dejair de Castro

 

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73