A Administração Municipal está preparando um forte programa de incentivo a atividade leiteira no município. A intenção do prefeito Caetano Albarello é reunir entidades em torno de um forte projeto de recuperação do leite no município.
Em conjunto com a Emater, Cooperativas e Sindicato, o Projeto busca traçar as metas a serem buscadas para esta atividade que é tão importante para a manutenção do homem no campo e que faz girar a economia do município mais rapidamente.
A Atividade leiteira vem alternando bons e maus momentos quanto às questões de preços em relação ao custo de produção o que tem feito muitos produtores deixarem a atividade. Um levantamento da Emater mostra que na última década mais de 20 mil produtores de leite abandonaram a atividade na região do Alto Uruguai.
A falta de programas que incentivem o setor tem sido também fator de desânimo para os produtores. Diante disso a Administração Municipal vem trabalhando na construção de alternativas para mudar esta realidade e o diálogo com as entidades se torna fundamental. Nas últimas semanas o Prefeito Caetano Albarello tem defendido, que o setor primário seja atendido de forma mais rápida e eficiente nas horas em que necessitar.
Alguns limitadores tem sido a falta de maquinas e veículos que a Administração vem fazendo grande esforço para ir mudando a realidade. Quanto a programas específicos, o município tem interesse de fortalecer o setor. Diante disso, a Administração Municipal assinou recentemente oTermo de Cooperação com a Cotrifred onde 100% do valor Adicionado no leite entregue no Laticínio da Cooperativa pelos produtores do município ficará no município.
A demanda do produto vai crescer significativamente nos próximos meses com a entrada em funcionamento do Laticínio Cotrifred e isto significa estar atento a esta movimentação para melhorar a produção, fortalecer o setor e fazer com que ex-produtores retornem a atividade no município.
Foto: Arquivo/Emater