top of page

Escolas de Palmitinho iniciam recesso escolar de julho

Inicia no próximo dia 18 e se estende até o dia 29 de julho o recesso escolar nas escolas de Palmitinho. Neste período, alunos e professores, poderão descansar e renovar as energias para o segundo semestre letivo, tanto nas escolas Municipais, como nas Estaduais e em Universidades.

O recesso ocorre em pleno inverno, evitando a exposição das crianças ao frio na época em que são registradas as menores temperaturas do ano. Além disso, o período de recesso possibilita a mudança de rotina com a realização de viagens e outras atividades típicas do período de férias, porém de forma mais reduzida.

Para os Professores, o período de descanso será um pouco menor, pois nos dias 18 e 19 terá um período de formação com a participação em um Seminário realizado em parceria com o Sesc e a Universidade Regional Integrada(URI). O Seminário de formação iniciou ainda em fevereiro e será encerrado com atividades que iniciam ainda na noite do dia 17 de julho, se estendendo aos dias 18 e 19.

Conforme o Secretário Municipal da Educação e Cultura do Município, Andre Francisco Zancan, a atividade é muito importante para a formação dos educadores, já preparando o planejamento para o segundo semestre. O Secretário também ressalta a confiança na equipe de professores e diz que o recesso é fundamental para melhor planejar o segundo semestre e para renovar as energias. “É um momento de descanso, de recarregar as baterias para voltar no dia 29 e continuar atendendo muito bem as nossas crianças. Como Secretário a gente gostaria de dizer a todos os nossos professores que estamos muito feliz e muito contente pelo trabalho que eles estão desempenhando”, destacou.

Nas Escolas Estaduais o calendário segue o mesmo adotado no município. Conforme a Diretora do Instituo Estadual de Educação Instituto 22 de Maio, Andrea Carla Senger Piaia, nos dias 18 e 19 os professores participam de formação na escola sobre a implantação do Novo Ensino Medio e um grupo de professores participarão do Seminário que será realizado na URI, conjuntamente com os professores da Rede Municipal. A Diretora destaca a importância do momento para o planejamento do segundo semestre. “Esse período de recesso é para a gente se reciclar um pouco, descansar, dar uma parada e também planejar as atividades o segundo semestre”, destaca.

O recesso também ocorre nas universidades, sendo um período em que muitos jovens que estudam distante da família podem retornar para suas respectivas residências e desfrutar de momentos de lazer, antes do retorno aos estudos. Na maioria das universidades o período de recesso será de duas semanas, porém, os alunos que não ficam em exame poderão desfrutar de até três semanas de descanso. Em nossa Região, os alunos da Universidade Regional Integrada de Frederico Westphalen(URI-FW), retornam as atividades também no dia 29 de julho. O recesso iniciou ainda no dia 5 de julho para quem não ficou em exame nas disciplinas de seus respectivos cursos.

Fotos: Dejair de Castro

bottom of page