Agronegocio em Destaque: Chegou a hora da atividade leiteira

08/09/2019

Na última semana em reunião com a JBS e colegas da Emater dos municípios da região, a integradora anunciou a demanda por mais produtores de suínos. Em nosso município, sendo um dos maiores produtores de suínos do estado, encontra-se algumas dificuldades para ampliação, devido que as áreas agricultáveis em sua maioria encontram-se comprometidas com o destino dos dejetos.

 

Por sua vez, na avicultura o cenário é diferente, a ampliação e a construção de novos aviários está esbarrando na capacidade de abate do frigorifico da Mais Frango de Miraguaí, o qual vem trabalhando com sua capacidade praticamente total.

 

Então, acho que chegou o momento de dar mais atenção à atividade leiteira, atividade essa que tem o maior número de famílias envolvidas, e que pode crescer e muito ainda. Pensando nisso, estão sendo planejadas ações que vem para auxiliar estes produtores que estão com dificuldades após as novas exigências IN76 E IN77. Com essa visão, a Administração Municipal de Palmitinho aprovou projeto na Câmara de Vereadores para incentivo, com materiais para construção e reformas de instalações, bem como fornecimento de maquinas para organização das áreas no entorno das instalações.

 

Em paralelo a isso, a Secretaria da Agricultura e Emater, pensam estratégias para que os beneficiados recebam além dos materiais, assistência técnica contínua nestas propriedades, capacitações técnicas a estes produtores para que passado um ano do trabalho, possam ser medidos os resultados alcançados. Acredito que a atividade leiteira tem muito a crescer, ainda mais com apoio do poder público e com assistência técnica aos produtores, este é o caminho para que a atividade venha a se desenvolver e gerar mais renda aos agricultores.

 

Até a próxima edição...

 

 

 

 

Luan Jaques da Costa

Técnico em Agropecuária/Extencionista Emater

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73