Administração Municipal implanta novos projetos em parceria com a UFSM-FW

09/09/2019

Na última semana de agosto ocorreu o primeiro deslocamento a campo dos acadêmicos da Universidade Federal da Santa Maria - Campus de Frederico Westphalen(UFSM-FW).

 

Os acadêmicos estão desenvolvendo a análise e diagnóstico do setor rural com vistas à sugestão de projetos estratégicos de desenvolvimento. O projeto da Universidade ocupará todo este segundo semestre de 2019 e trata-se de uma parceria inovadora para o município, sendo esta a primeira vez que uma parceria nestes termos é estabelecida. O objetivo é trazer o conhecimento científico para o setor produtivo do município.

 

O prefeito Caetano Albarello destaca que a universidade possui a expertise quanto à avaliação e indicação dos projetos e o município o interesse em oferecer conhecimento para o homem do campo. Conforme o Prefeito, “a elaboração e execução de projetos para a transformação da realidade de um grande número de propriedades não vem num estalar de dedos, mas é preciso ter esta visão transformadora para ir implantando o passo a passo do desenvolvimento”, destaca.

Paralelo a este projeto, a UFSM já prepara em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente a implantação de uma área experimental de pastagens com o objetivo de oferecer conhecimento ao produtor. A iniciativa caminha junto com a implantação do programa Palmitinho Mais Leite Mais Renda, que deverá mudar a realidade da atividade leiteira no município.

 

Também já vem sendo elaborado pela Universidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, um novo experimento, com a instalação de uma área de compostagem junto a uma propriedade estruturada na suinocultura. As primeiras ações para a implantação do projeto também já estão encaminhadas e em breve teremos mais informações.

 

Estas são algumas das ações da Administração Municipal com o objetivo de criar alternativas no meio rural, garantindo aos produtores um resultado econômico positivo o que trará reflexos diretos ao comércio e a indústria do município. Mais renda para o produtor significa mais dinheiro circulando no comércio local.

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73