Em uma parceria com a Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai(ADEMAU), o Município de Palmitinho reativou o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M).
O sistema vai possibilitar que as agroindústrias possam legalizar os seus produtos e comercializar os mesmos diretamente aos consumidores do município ou em supermercados habilitados no S.I.M. O sistema permitirá a comercialização de produtos de origem animal, sendo possível a implantação de Agroindústrias de vários segmentos, como a de embutidos, galinha caipira, ovos, mel, pequenos laticínios, abatedouro entre outros. No caso dos estabelecimentos comerciais, quando devidamente habilitados no S.I.M, eles poderão comercializar produtos caseiros, como galetos, linguiça e carnes temperadas, além de salame e outros derivados.
Para a viabilização econômica a ADEMAU trabalha para que o município uma vez tendo implantado o S.I.M, buscará imediatamente equivalência ao SUSAF, abrindo mercado em todo o Estado do Rio Grande do Sul.
Conforme o Diretor de Atividades da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Renato Luiz de Oliveira, a iniciativa é fundamental para valorizar as agroindústrias do município. “As agroindústrias e as iniciativas de agroindústrias que queiram legalizar os seus produtos irão ter um aporte de assessoria para questão de legalidade, de encaminhamentos de documentos e leis”, salienta. Além das agroindústrias, a criação do selo municipal também irá permitir a venda em mercados habilitados no município
De acordo com Oliveira, o trabalho será realizado por técnicos da ADEMAU em sala anexo a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, sendo que “em um segundo momento o trabalho passará a ser feito através da equipe da Secretaria da Agricultura para dar o acompanhamento a estas iniciativas”, salienta. Um Grupo de trabalho composto por representantes da Secretaria da Agricultura, Emater, Vigilância Municipal de Saúde, Instituições Financeiras e ADEMAU foi criado para dar andamento ao trabalho de inspeção.
Conforme o Prefeito Caetano Albarello, a iniciativa é uma forma de valorizar o as agroindústrias de pequenos agricultores, criando alternativas para a geração de emprego e renda para pequenos produtores do Município. “O município já está consolidado como produtor de alimentos em atividades importantes como Suinocultura e Avicultura, mas pode avançar muito mais em outros setores como o de agroindústrias”, ressalta Albarello.
Foto: Divulgação