Programa Palmitinho Mais Leite, Mais Renda busca incentivar atividade leiteira em pequenas propriedades

08/11/2019

 

Os produtores de leite de Palmitinho irão contar com um espaço para experimentos de pastagens que visam elevar a produção leiteira em pequenas propriedades do Município.

 

Chamada de Unidade Demonstrativa, o local está sendo preparado em uma área pertencente ao Município, situada no Distrito Industrial II da Linha Boa Vista, sendo que a ação é parte integrante do Programa Palmitinho Mais Leite, Mais Renda. A atividade é desenvolvida pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente com a parceria da Emater/RS.

 

Conforme o responsável pelas atividades da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Renato Luiz de Oliveira, o local deve ser isolado e adequado para a realização de Dias de Campo e outras atividades ligadas à atividade leiteira. “Será um espaço aberto aos produtores, onde serão plantados cerca de 30 tipos de pastagens com os mais diversos tipos de adubação, sendo o lugar aberto à visitação dos produtores que poderão implantar as novas técnicas em suas respectivas propriedades,” relata Renato.

 

Oliveira também destaca as ações a serem realizadas e os objetivos do programa Palmitinho Mais Leite, Mais Renda. “O Programa visa criar condições e incentivar o pequeno produtor a ficar na atividade. Primeiramente iremos disponibilizar materiais de construção para cerca de 20 famílias para melhoramento das propriedades. O produtor irá entrar com o cimento e a mão de obra e o município irá fornecer a areia e a brita,”frisou.

 

Conforme Oliveira, os produtores que não se enquadrarem ao programa também serão atendidos, com o melhoramento da propriedade através de serviços de máquinas e distribuição de adubo orgânico. “Ao todo são 277 produtores de leite no município, destes 170 produzem até 3 mil litros de leite ao mês. Estes 170 estarão dentro de um programa específico de incentivo e todos os demais produtores serão contemplados ou pela Secretaria Municipal de Obras ou pela Secretaria da Agricultura,” frisa.

 

Atualmente, segundo dados da Emater, Palmitinho produz aproximadamente 1,1 Milhão de litros de leite por mês. Segundo os técnicos, o volume pode ser ampliado significativamente, com a implantação de novas práticas de manejo e pastagem nas propriedades.

 

 

 

 

Fotos: Divulgação

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73