A primavera chegou, mas nem tudo são flores. O VP traz dicas para evitar doenças típicas da estação

09/11/2019

A estação mais colorida do ano chegou! Mas nem tudo são flores, a primavera é a estação da proliferação dos fungos e ácaros, portanto é preciso tomar alguns cuidados importante com a saúde para evitar doenças e complicações respiratórias. Confira as dicas do VP para termos uma primavera com uma saúde adequada:

 

Atenção com olhos sensíveis 

Como saímos dos dias cinzas e retornamos às tardes ensolaradas, é preciso redobrar o cuidado com a nossa visão. O aumento da temperatura traz junto à umidade, que acarreta na proliferação de ácaros, fungos e bactérias, causando o risco de conjuntivites. É recomendado o uso de colírios assim que aparecerem os primeiros sinais de irritação nos olhos, para prevenir. 

 

Prefira ambientes arejados 

Manter os ambientes arejados, na primavera, é fundamental para evitar os desconfortáveis efeitos do pólen das flores nas vias respiratórias. A entrada de sol em lugares ventilados elimina fungos e ácaros, evitando rinites, corizas, coceira e alergias. Portanto, lembre de manter as janelas abertas em ambientes fechados. 

 

Higienize as roupas

Ao retirar as roupas leves do fundo do armário, que estão sem ser usadas há um bom tempo, é recomendado lavá-las antes de usar para evitar rinites e alergias. Priorizar a limpeza com sabão neutro é uma boa dica também para prevenir as crises alérgicas. 

 

Hidrate-se

Apesar das temperaturas ainda não estarem tão elevadas nessa época do ano, a exposição aos ventos da primavera também podem ressecar a pele, por isso manter o corpo hidratado é fundamental. Use e abuse de cremes hidratantes e não se esqueça de beber pelo menos 2 litros de água por dia. Se necessário, consulte um dermatologista.

 

Previna-se das alergias;

Muito mais presente na primavera as alergias causam desconforto na estação das flores. Veja alguns cuidados para evitar alergias: Lave o nariz com soro fisiológico diariamente, lave o cabelo diariamente para tirar o excesso de pólen, evite tapetes, carpetes e cortinas, forre colchão e travesseiro com material impermeável para evitar contato com ácaro e mofo, deixe as janelas do quarto fechadas, preferindo o uso do ar-condicionado para a ventilação e a filtragem de partículas alérgicas, diminua o uso de produtos químicos para limpeza

 

Além desses cuidados caseiros, os inaladores e umidificadores são ótimas opções para amenizar os efeitos das alergias dessa estação.

 

 

 

Foto: Arquivo Web

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73