top of page

Agronegócio em Destaque: Inseminação Artificial - Melhorando a genética do rebanho no município

Chegamos ao final de 2019, ano esse que vem sendo um excelente ano para a agricultura em geral, podemos destacar as culturas de milho, fumo, bovinocultura de leite e corte, produção para subsistência em geral e até o próprio trigo teve boa produtividade, com o clima auxiliando, chuvas bem distribuídas, livre de intempéries climáticas. Assim fechamos o ano otimistas e esperamos que 2020 seja ainda melhor.

Quero destacar nesta edição, um trabalho que foi realizado nestes últimos meses, em outubro e novembro pela Emater de Palmitinho com apoio do Sicredi e Secretaria Municipal da Agricultura. Na ocasião foram realizados dois cursos de inseminação artificial em bovinos, que contou com duas turmas de 12 agricultores, no total 24 agricultores estiveram participando e se capacitando. Ambos os cursos tiveram duração de 16h, onde no primeiro dia participaram de aula teórica na câmara municipal de vereadores e no segundo dia aula prática na propriedade de Otávio da Silva, na Linha KM19. O curso tem por objetivo instruir aos agricultores a forma correta de como se realizar uma inseminação artificial de qualidade, e consequentemente melhorar a genética do seu rebanho. Tivemos como instrutor o médico veterinário Adiel Cristiano Nino.

Na última semana estivemos em 7 propriedades entregando as encomendas de botijões de sêmen, ambos agricultores participantes dos cursos, com certeza estamos no caminho certo no que se diz respeito a melhoria da genética dos rebanhos em nosso município, ao todo segundo levantamento realizado pela Emater, possuímos 28 propriedades que possuem botijão, uma média de um botijão para cada 10 produtores, estamos no caminho certo, mas sabemos que a genética não é tudo em uma propriedade, temos muitos outros fatores importantes a serem observados, mas é um grande passo para aumentar a produção de leite nas propriedades rurais.

Lembramos também que a Secretaria Municipal da Agricultura de Palmitinho tem incentivado os agricultores que possuem botijão, com abastecimento gratuito de nitrogênio, para conservação do sêmen, o qual considero um grande subsidio para motivar ainda mais produtores a investirem nessa tecnologia.

Espero um 2020 melhor para todos, principalmente para nossa agricultura que é o que move nossos pequenos municípios da região.

Um feliz Natal e um próspero ano novo a todos nós!

bottom of page