E agora! Será que vai? Com intervenção do MP obras da ERS-528 podem ser retomadas

25/12/2019

O ano de 2020 começa com grandes expectativas e com esperanças renovadas em relação ao antigo sonho da concretização das obras de ligação asfáltica entre Palmitinho e Pinheirinho do Vale. Isso porque um novo capítulo da “novela” que tornou-se o assunto foi escrito no início do mês de dezembro.

 

Uma audiência realizada na sede do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DAER), em Porto Alegre, voltou a debater a retomada das obras do acesso asfáltico da ERS-528, nos 18Km que liga os municípios de Palmitinho e Pinheirinho do Vale.

 

Depois de diversas paralisações nas obras de pavimentação, a audiência realizada na segunda-feira, dia 03 de dezembro, reuniu lideranças dos dois Municípios e foi acompanhada por representantes do Governo do Estado, do DAER e desta vez pelo Promotor de Justiça de Frederico Westphalen, João Pedro Togni. Aliás, a intervenção do Ministério Público(MP) é o que mais eleva a esperança de que as obras sejam retomadas sob a determinação da justiça.

 

A rodovia, que liga os municípios de Palmitinho e Pinheirinho do Vale, teve as obras de pavimentação iniciada ainda em 1998, entretanto, foi paralisada diversas vezes, se tornando objeto de inquérito do Ministério Público de Frederico Westphalen. Além do promotor de justiça, a reunião também contou com a presença do subprocurador de Justiça para Assuntos Institucionais do MP, Marcelo Dornelles.

 

Conforme as lideranças, durante o encontro foi definido que a obra deve ser retomada até o mês de março de 2020. O comunicado foi feito pelo então diretor-geral do Daer, Sívori Sarti da Silva, ao final do encontro.

 

 

Foto: Dejair de Castro

 

 

Esperança aumenta com nomeação de novo Diretor do DAER

 

A Região ganha representatividade com a recente nomeação do novo Diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens(DAER).  Trata-se do Engenheiro Civil, Luciano Faustino, natural de Frederico Westphalen.

 

A decisão, que inicialmente foi de forma interina, foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado da sexta-feira, dia 6 de dezembro.

 

Faustino, que tem 34 anos, é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Desde o ano de 2016, o engenheiro ocupava o cargo de diretor da Diretoria de Infraestrutura Rodoviária, e também já atuou como superintendente da regional de Lajeado, após aprovação em concurso público, em 2012.

 

A nomeação deve facilitar o acesso ao andamento das obras de ligações asfálticas que ainda estão pendentes na Região. Sobre a ERS-528, Faustino é conhecedor da demanda a longa data, o que poderá ocasionar em maior agilidade no andamento do processo de retomada das obras.

 

 

 

 

Foto: Daer/RS

 

 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73