top of page

ESPAÇO ABERTO: Carne mais cara

O preço da carne de gado subiu em média 8% no Brasil. As entidades responsáveis pelo monitoramento do setor informam que a causa da alta de preços na carne se refere, primeiramente, ao aumento da procura chinesa pela proteína animal brasileira, por conta de um surto de febre aftosa na Ásia que impossibilita o consumo. Claro que a aproximação das festas de fim de ano também contam para a maior demanda interna. Dessa forma o preço da carne impacta diretamente no orçamento de verão dos brasileiros. Especialistas afirmam que o valor vai estabilizar em 2020, porém não há previsão de grande baixa de preços.

Melhor para o produtor

A alta procura da carne de gado e aumento de preços é uma excelente notícia de final de ano para nossos criadores de gado. Quem estava prevenido com gado gordo está tendo ótima rentabilidade neste período.

Atualização

Nos tempos atuais quem deseja viver da agricultura precisa estar sempre atualizado. O colono do passado, ao passar dos anos, passou a ser chamado de agricultor, depois de produtor rural. Todavia, nos tempos modernos estamos caminhando para a profissionalização deste segmento e uma nova nomenclatura surge para quem lida no agronegócio. Este trabalhador começa a ser reconhecido como empresário rural. Uma propriedade precisa ser administrada e funcionar como uma empresa para dar certo. Quem não se adequar a este novo sistema está fadado à extinção da atividade.

Conclusão

Acompanhar as novidades do mercado e as tendências de negócios que podem ser aquecidos a qualquer momento é obrigação do profissional da agricultura. É preciso estar preparado para aproveitar as oportunidades do comércio. A tecnologia é a mais nova aliada do homem e mulher do campo e estudar virou uma necessidade também para essa profissão. Em um país continente como o Brasil, em que se plantando tudo dá, vamos torcer que as mentes que gerenciam as políticas da agricultura não atrapalhem nossos agricultores de construírem sua subsistência familiar através da lida do campo.

2020

Que o Natal e o Ano Novo venham recheados de paz e prosperidade e que possamos vislumbrar um futuro próximo de grandes conquistas. Saúde e paz a todos!

bottom of page