top of page

Formaturas marcam encerramento do ano escolar na Rede Municipal

O Ano Letivo de 2019 se encerrou nesta semana na Rede Municipal de Ensino de Palmitinho, porém, não há data definida para o encerramento nas Escolas Estaduais.

Ao longo do mês de dezembro ocorreram as formaturas das turmas iniciais, Ensino Fundamental e Ensino Médio das Escolas Municipais. Ao contrário dos últimos anos, quando as formaturas de todas as escolas foram realizadas em um único local, neste ano as solenidades se deram de forma individual em cada uma das escolas do Município.


O Secretário Municipal de Educação e Cultura, Andre Francisco Zancan, destacou que os objetivos foram atingidos ao longo do ano, apesar de ser um ano atípico devido à alteração do quadro de profissionais em virtude do concurso público. “Foi um ano atípico devido a nomeações do concurso público que acabaram por alterar o quadro na metade do ano, mas podemos dizer que fechamos o ano com as expectativas alcançadas”, frisou o Secretário.


Nas escolas Municipais, conforme o Calendário Escolar, as aulas do Ensino Fundamental foram encerradas no dia 13 de dezembro e na Educação Infantil no dia 18 de dezembro.


No Instituto Estadual de Educação 22 de Maio, o ano letivo não tem data para o encerramento. O atraso se dá devido ao fato de parcela dos professores terem aderido à greve do Magistério contra o pacote de projetos que altera o plano de carreira da categoria, proposto pelo Governador Eduardo Leite. Algumas disciplinas já tiveram as aulas finalizadas, mas as disciplinas em que os professores aderiram à greve aguardam um desfecho do movimento grevista para que as aulas sejam retomadas e concluídas.


No turno da manhã as aulas foram encerradas nesta semana. Já no turno da tarde e noite, onde alguns profissionais aderiram ao movimento grevista, a conclusão das aulas depende de um desfecho da greve. Os profissionais exigem a retirada do projeto ou do regime de urgência do mesmo para retomarem as atividades.

Conforme a Diretora do Instituto, Professora Andrea Carla Senger Piaia, devido à greve foi necessário o adiamento das formaturas das turmas que concluem o Ensino Médio. As novas datas ainda não estão definidas.


Matriculas e rematrículas

O mês de dezembro também é o período de matrículas e rematrículas nas escolas. No Instituto 22 de Maio as rematrículas ocorreram desde o final do mês de outubro com a rematrícula automática, onde os alunos já matriculados com frequência superior a 75% tiveram as vagas asseguradas para o ano seguinte. Para os não matriculados o período para as matrículas ocorreram entre os dias 27 de outubro a 28 de novembro. Porém, se ainda houver vagas disponíveis os alunos podem encaminhar a matricula durante o mês de dezembro, período final para a homologação das turmas.


Na Rede Municipal as matriculas e rematrículas ocorreram ainda durante o mês de novembro com a corrida em busca de vagas, principalmente nas Escolas de Educação Infantil(EMEIS). O Secretário Andre Francisco Zancan, garantiu que não haverá falta de vagas, sendo necessário apenas o remanejo de alunos entre as duas EMEIS do Município a fim de atender a toda a demanda.


A expectativa é de que cerca de 800 alunos devem frequentar as escolas da Rede Municipal em 2019.


Foto: SMEC

bottom of page