top of page

Produção de silagem chega a 1.500Ha em Palmitinho

Presente em 1.500 hectares do Município de Palmitinho, a produção de silagem chega ao auge durante o mês de dezembro e movimenta as atividades em propriedades onde a bovinocultura está presente.


Segundo dado do último senso agropecuário do IBGE 2017, a produção de silagem é realizada em cerca de 1.500 hectares no município de Pamitinho, com uma produtividade média safra e safrinha de 36 ton/há de massa verde.


Conforme a Emater/RS, a silagem de milho é um alimento fundamental para elaboração de uma boa dieta para os bovinos de leite e para bovinos de corte, nos períodos de falta de forragem. É um alimento que alia energia dos grãos com as fibras da parte de folhas e colmo das plantas de milho. Por isso é um alimento essencial para uma boa mistura de cocho com o concentrado, para facilitar o bom funcionamento do rúmen do animal.


A silagem de milho é uma ótima alternativa de armazenar alimento na propriedade, possibilita mesmo em períodos de entressafra de pastagem, como no vazio outonal e primaveril, manter a oferta de alimentos para o rebanho leiteiro, evitando a perca de produtividade.


A estimativa para produzir um hectare de silagem de milho de alta qualidade é de R$ 2,5 mil a R$ 3 mil. A silagem de milho é um alimento com custo alto, então devemos dar atenção em todas as etapas de produção, principalmente, na hora da ensilagem. Para evitar prejuízos é fundamental uma silagem bem compactada e vedada e nunca ofertar silagem estragada para os bovinos, o que pode acarretar em grandes prejuízos para a propriedade, principalmente na reprodução das vacas.

A silagem precisa ser bem feita para garantir a boa nutrição do plantel, abaixo segue alguns passos que devem ser observados para realizar uma silagem de boa qualidade.



WhatsApp Image 2019-12-12 at 13.35.54

-Escolha do genótipo do milho

Na hora da escolha do híbrido de milho para silagem, procure um híbrido que apresente grão mole, amarelo, com boa digestibilidade de fibras e um bom “stay green”, que é a característica da planta de permanecer verde mesmo quando a espiga já se encontra em adiantado estágio de maturação.


-Adote um manejo cultural adequado

O manejo envolve desde o preparo do solo, a densidade populacional de plantas e a adubação conforme análise de solo, bem como o controle de plantas invasoras e pragas. No plantio do cedo, o recomendado é que se tenha uma população entre 60 mil a 65 mil plantas por hectare, e no tarde de 50mil a 55 mil plantas/ha.


-Observe o ponto de colheita

O ponto ideal de colheita do milho para a silagem é quando a lavoura está com 30% a 35% de matéria seca. De forma visual, podemos analisar o grão do milho na espiga. Quebre a espiga no meio e avalie o ponto da linha de leite – linha que divide a parte leitosa do grão com a parte farinácea/ dura. O indicado é iniciar a colheita com a linha do leite em dois terços do grão. Para ter uma silagem de qualidade é preciso ter milho nesse estágio de maturação, porque é isso que vai proporcionar energia para o animal. Se fizer a silagem muito cedo o produtor acaba levando pouco grão para o silo, que resultará em uma silagem com pouca energia. Se fizer muito tarde, vai dificultar na hora de compactar o silo, ponto de colheita é fundamental para uma silagem de boa qualidade.


-Respeite a altura de corte

Deve-se cortar o milho a uma altura de 45 centímetros do solo. Com isso, a proporção espiga x forragem será maior, o que resulta em um alimento que fornece mais energia para os animais. A parte inferior do colmo do milho não tem muito valor nutritivo, dificulta a digestão ruminal, além disso, dificulta a compactação do silo.É bom deixar essa parte na lavoura para recompor o solo, porque é rico em potássio.


-Cuidado com o tamanho da partícula

O tamanho da partícula do milho influencia muito na digestibilidade animal, que precisa de fibra para o rúmen trabalhar bem. Outro cuidado é para que não sobrem palhas muito grandes, pois dificultam a compactação. O ideal é que as partículas sejam de 0,5cm a 2cm, para facilitar a compactação do silo e o bom funcionamento do rúmen.


-Ensilar bem é fundamental

O silo tem que ser muito bem compactado. O princípio da silagem é expulsar todo o oxigênio de dentro do silo para ter uma boa fermentação anaeróbica. Para conseguir ensilar bem é preciso cuidar no ponto de corte do milho, pois palha muito seca dificulta a compactação, e também ter partículas no tamanho recomendado. Cuidado também com o revestimento do silo, pois não pode entrar nem ar, nem água. Após o fechamento do silo, mantê-lo assim por aproximadamente 27 dias para garantir uma boa fermentação e para o alimento não perder o seu valor nutritivo. Após esse período, o silo pode ser aberto e a silagem pode começar a ser fornecida para os animais, lembrando que tem que ser fornecida no mínimo uma fatia de 15cm por dia.



Fotos: Emater/Palmitinho

bottom of page