top of page

Palmitinho decreta situação de emergência devido a estiagem

O Município de Palmitinho, confirmou na tarde desta sexta-feira(14), a homologação de Decreto de Situação de Emergência devido a estiagem.


O Decreto foi confirmado após reunião do Conselho Agropecuário do Município onde foi relatado os estragos causados pela estiagem na agricultura, principalmente relacionada a falta de água para o consumo animal e até humano.


O decreto foi assinado pelo prefeito Caetano Albarello (PDT) e Palmitinho passa a integrar a lista de mais de 100 municípios que já haviam decretado emergência.

A estiagem vem se agravando nas últimas semanas devido à escassez de chuva desde o final do ano passado. Nos últimos dias as Secretarias de Obras e Viação e Agricultura e Meio Ambiente vem realizando a distribuição de água em várias propriedades rurais, principalmente para abastecer pocilgas e aviários, evitando assim a morte de centenas de animais.


Apesar dos esforços, nos últimos dias foi registrada a morte de dezenas de aves e peixes, além de prejuízos nas lavouras de milho e na bovinocultura de leite.


Após o Decreto, um levantamento detalhado dos prejuízos deve ser finalizado pelas equipes da Secretaria de Agricultura e Defesa Civil Municipal, nos próximos dias. O decreto será remetido para a homologação e reconhecimento do Estado e da União, sendo aguardados a liberação de recursos para auxiliar as famílias atingidas pela estiagem.




Foto: Divulgação/Secretaria da Agricultura

bottom of page