top of page

AGRONEGÓCIO EM DESTAQUE: Boas perspectivas para a agricultura em 2020

Iniciamos o ano de 2020 com muitas boas expectativas para agricultura, destaco os grãos que estão cada vez mais valorizados, principalmente o milho com tendência de manter ou aumentar seu preço.

A Emater, com o passar dos anos, vem incentivando a armazenagem destes grãos na própria propriedade, visando ter um custo menor tanto com armazenagem, frete, entre outros, sem falar na garantia de qualidade do produto para ser utilizado na propriedade. Para isso, estamos desenvolvendo projetos de silos secadores por ar frio, iniciamos em 2017 a construção do primeiro silo secador no município de Palmitinho, desde então, agora em fevereiro de 2020 contamos com 16 silos construídos, em 16 propriedades rurais, onde está sendo estocada a produção. Este método de armazenagem tem várias vantagens, como: menor movimentação do produto, não danifica os grãos, seca qualquer tipo de grão, baixo custo de construção, como o produto é secado com ar natural através somente do ventilador, não apresenta cheiro de fumaça, mantém a qualidade do grão (o grão não sofre danos de quebra, trincos, não altera a coloração), resíduo fica na propriedade, servindo de alimento para bovinos de leite ou corte, alta qualidade do produto seco, simplicidade na construção e ótima eficiência na secagem.

O custo para realização de um silo secador de 150 a 200 sacos, gira em torno de R$ 5 mil, e é possível acessar linhas de financiamento pelo Pronaf Mais Alimentos que financiam silo secador com juros de 3% em até 10 anos para pagar, mais um atrativo para os produtores investirem na tecnologia. Cito exemplo do município de Tenente Portela que possui mais de 40 silos secadores deste formato realizados pelo escritório da Emater Municipal.

Podemos evoluir muito ainda na questão da armazenagem de grãos, temos bons exemplos de produtores que armazenagem grãos para realização de ração caseira para bovinos de leite e corte, outros que estocam e no momento que o preço do produto está em alta comercializa, é um ótimo investimento. E aos interessados coloco o escritório municipal da Emater a disposição para elaboração do projeto, planta, orçamentos, acompanhamento da construção e manejo da secagem.

Desejo a todos um excelente ano e até a próxima edição...

bottom of page