Safra do fumo deve superar expectativas em Palmitinho

05/03/2020

 

As 249 famílias com produção de fumo em suas propriedades comemoram o bom resultado da safra deste ano.

 

Conforme as estimativas da Emater/RS, os resultados devem ser animadores e as 265 hectares de área plantada devem render cerca de 530 toneladas do produto.

De acordo com dados da Secretaria Municipal da Fazenda de Palmitinho, a fumicultura é a quarta maior atividade primária do Município. A cultura auxilia na renda das 249 famílias, além de gerar outras dezenas de empregos, diretos ou indiretos.

 

Uma maiores áreas plantadas está situada na Linha Km Alto. Com a despenca em pleno andamento, a família do produtor Elisandro da Silva cultiva 24 hectares com cerca de 40 mil pés. O produtor destaca que a expectativa é muito boa em relação à produção. “Acredito que vá fechar em uma média de 11 a 12 arrobas por mil pés, com uma estimativa é de 4,2 Mil arrobas no total”, relata.

 

Na propriedade, umas das mais modernas do Município, a produção do fumo é conciliada com a produção leiteira, a suinocultura e a bovinocultura do leite. Para o plantio e colheita do fumo, a propriedade conta com a tecnologia como parceira, sendo que quase totalidades do plantio e da colheita são realizadas através de equipamentos acoplados a um trator, facilitando o manuseio e reduzindo mão de obra.

 

 

 

LEGENDA: Fumicultura tem 265 hectares de área plantada no Município

 

LEGENDA: Propriedade, na Linha KM 19 Alto, tem a tecnologia como aliada

 

FOTO: Divulgação

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73