Férias: O encanto das belezas naturais de Palmitinho

07/03/2020

 

Em sua área de 144km², o município de Palmitinho dispõe de excelentes opções para quem não dispôs de tempo e/ou dinheiro para viagens turísticas durante o período de férias.

 

Além do turismo regional, com dezenas de opções, entre campings, piscinas, cachoeiras, as belezas turísticas de Ametista do Sul, do Salto do Yucumã e do Rio Uruguai, a população pode desfrutar do turismo local, podendo programar uma breve pausa de um ou dois dias no próprio município.

 

A Praça do Largo, um dos locais mais encantadores da região, segue sendo um ponto de encontro e deve ficar ainda mais bela após as obras de remodelação, previstas para este ano. No local, famílias, grupo de amigos, namorados e até turistas se reúnem para desfrutar da fartura de sombras, contemplando a vista do lago, do Centro Administrativo, das obras do novo salão paroquial e das torres da Igreja Matriz. Esta última é também, referência regional como uma das mais belas edificações religiosas do Médio Alto Uruguai. A vista é ainda melhor, de frente, onde é possível visualizar as torres confraternizando com amigos e parentes na Praça Tiradentes, outro local repleto de sombras, enquanto as crianças se divertem na pracinha, parte integrante da Praça da Matriz, como também é chamada.

 

O turismo também está presente aos arredores da cidade, onde é possível desfrutar dos diversos lajeados e xácaras, mas os principais atrativos estão nos extremos do município, na divisa com os vizinhos, Vista Alegre, Vista Gaúcha e Tenente Portela. Na Linha Maurina, na ponte que liga Palmitinho a Vista Alegre, um local exuberante atrai visitantes de diversos locais, muitos destes permanecem no local durante todo o dia em um mini acampamento regado de carnes, bebidas e muita descontração. O local dispõe de águas mais profundas para banho e também de pequenas cachoeiras onde crianças e não nadadores se refrescam nas tardes de intenso calor.

 

Na divisa com Vista Gaúcha e Tenente Portela, o Rio Guarita é o paradeiro de dezenas de famílias, principalmente nos finais de semana. Muitas destas famílias são moradores da cidade, mas que adquiriram áreas de terras e construíram casas as margens do Rio Guarita a fim de buscar um local de descanso e de contato direto com a natureza. Os amantes de acampamentos e de uma boa pescaria também buscam as barrancas do Rio Guarita como esconderijo da rotina e para aquela boa pescaria e um bom descanso.

 

Conforme o Secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Palmitinho, Ivo da Costa, o município conta com ótimas opções para o turismo, além de chamar a atenção por sua localização e principalmente pelas belezas do lago e da Igreja Matriz. O município também integra importantes rotas do turismo, com destaque ao Salto do Yucumã.

 

 

 

 

 

LEGENDA: Rio Guarita é um dos locais mais procurados para períodos de curto descanso

 

LEGENDA II: Ponto de encontro, Praça do Largo deve se tornar ainda mais atrativo após obras de remodelação

 

Fotos: Dejair de Castro

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73