ALERTA: Palmitinho tem registro de quatro casos de dengue


Mesmo com um amplo trabalho de divulgação e de alerta para os riscos de surgimento de focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, os primeiros casos de dengue foram registrados em Palmitinho.


O município confirmou na sexta-feira(21), os dois primeiros casos, tornando-se o segundo na Região com dengue. Até então somente Boa Vista das Missões havia registrado a doença (com três casos confirmados e sete suspeitos). Na última semana outros dois casos foram confirmados, elevando para quatro o número de infectados.


Conforme informações do setor de Vigilância Ambiental da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde, um dos casos de Palmitinho é importado, ou seja, vindo de fora do município. O outro foi contraído posteriormente no município, sendo um membro da mesma família do primeiro contaminado.

Conforme o Responsável pelo Coordenador de Campo da 19ª CRS, João Roberto Dorneles, o fato de um caso ser contraído no município confirma que existe mosquito contaminado em Palmitinho, o que exige muita atenção da população para evitar o surgimento de novos casos. “Estando contaminado, o mosquito pode transmitir a dengue para mais de 50 pessoas, o que exige cuidado redobrado e ações emergenciais para eliminar os mosquitos já contaminados”, relatou Dorneles em entrevista na CULTURA FM.


De acordo com a Enfermeira da Unidade Básica de Saúde de Palmitinho, Berenice Lopes, os casos foram confirmados por meio de laboratório particular. Porém, para serem oficializados os mesmos devem ter a confirmação do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen).


Após a confirmação dos casos, profissionais da saúde voltaram a campo, reforçando as visitas domiciliares a fim de orientar a comunidade para redobrar os cuidados com qualquer recipiente com água parada ao redor das residências, em terreiros ou terrenos baldios.

A aplicação de fumacê pelas ruas da cidade também poderá ser efetuada nos próximos dias. O mesmo já ocorreu na área onde foram registrados os casos.

LEGENDA: Depois de contaminado, mosquito pode transmitir dengue para mais de 50 pessoas

Foto: Ilustração Web