Saúde alerta para surto de dengue em Palmitinho

29/03/2020

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmitinho voltou a alertar sobre o aumento de casos de dengue no Município. Neste domingo(29), foi confirmado o oitavo caso confirmado, em Palmitinho.

 

Ao todo são 8 casos de dengue confirmados e outros 14 aguardam resultado de amostra enviada ao Laboratório Central do Estado(Lacen), sendo que novos casos podem ser confirmados a qualquer momento.

 

Diante do quadro de epidemia, a Secretaria Municipal de Saúde do Município reforça o pedido para os cuidados necessários em relação à transmissão da doença, através do mosquito Aedes Aegypti.

 

Os primeiros casos de dengue foram confirmados no dia 21 de fevereiro. Na semana seguinte, outros dois casos foram confirmados, elevando para quatro os infectados. Todos os demais casos foram registrados ao longo desta última semana.

 

A Secretária Municipal de Saúde, Cleusa Danete de Cezaro, voltou a pedir a comunidade para que elimine qualquer local onde o mosquito tenha condições de se proliferar, principalmente com a remoção de recipientes, caixas d àgua, ou objetos em geral com água parada, em quintais ou terrenos baldios. Com a chuva que caiu neste sábado(28), a umidade aumenta em um cenário propício para a desova das larvas do mosquito.      

     

Conforme o Responsável pelo Coordenador de Campo da 19ª CRS, João Roberto Dorneles, em recente entrevista na CULTURA FM, “estando contaminado, um mesmo mosquito pode transmitir a dengue para mais de 50 pessoas, o que exige cuidado redobrado e ações emergenciais para eliminar os insetos transmissores já contaminados”, relatou.

 

Um outro alerta das autoridades de saúde é sobre os cuidados com os mosquitos contaminados que já circulam no município. Neste caso o uso de repelentes e roupas longas é de extrema importância para evitar a picada do mosquito contaminado. Os pesquisadores constataram também que os horários dos ataques acontecem entre 7h30 e 10h e entre 15h30 e 19h. O Aedes Aegypti não gosta de muito de calor e, por isso, se esconde nas horas mais quentes do dia.

 

 

 

 

Dejair de Castro

Jornalista – MTB 16.952

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73