Palmitinho tem 27 casos de Dengue confirmados


Chega a 27 o número de casos confirmados de Dengue, em Palmitinho. Os dados foram atualizados na última terça-feira(07), pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Palmitinho.


O novo Boletim Epidemiológico aponta 27 casos confirmados, 8 descartados e outros 16 que aguardam resultado de amostra enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul(Lacen), sendo que novos casos podem ser confirmados a qualquer momento.


Os primeiros registros de dengue foram confirmados no dia 21 de fevereiro, mas aumentaram significativamente ao longo dos últimos dias. A Secretária Municipal de Saúde, Cleusa Danete de Cezaro, pede a comunidade para que elimine qualquer local onde o mosquito tenha condições de se proliferar, principalmente com a remoção de recipientes, caixas d’água, ou objetos em geral com água parada, em quintais ou terrenos baldios.


Com as recentes chuvas isoladas, a umidade aumenta em um cenário propício para a desova das larvas do mosquito. Conforme o Responsável pelo Coordenador de Campo da 19ª CRS, João Roberto Dorneles, em recente entrevista na CULTURA FM, “estando contaminado, um mesmo mosquito pode transmitir a dengue para mais de 50 pessoas, o que exige cuidado redobrado e ações emergenciais para eliminar os insetos transmissores já contaminados”, relatou.


Um mutirão de limpeza de residências, ruas e terrenos baldios foi realizado na última semana para evitar a propagação da doença. O trabalho contou com o envolvimento de diversas equipes de servidores da Prefeitura Municipal e foi sucedido pelo trabalho de fumacê em ruas da cidade e dos bairros, a fim de eliminar o mosquito transmissor.