top of page

Palmitinho e região não têm casos confirmados de Covid-19


As medidas de isolamento social adotadas pelas prefeituras de Palmitinho e região e os cuidados que a população vem tomando em relação à higiene o distanciamento social estão mantendo o Coronavírus longe da população regional.


Apesar de dezenas de casos suspeitos, até o momento nenhum registro de pessoas com Covid-19 foi confirmado nos municípios que abrangem as regiões do Médio Alto Uruguai e Celeiro. O fato deixa a população mais tranquila e permite que os municípios melhor se preparem para tratar da pandemia, caso a mesma chegue à região.


Em Palmitinho três casos suspeitos foram descartados após exames laboratoriais. Em Frederico Westphalen os números de casos suspeitos atendidos passam de 200, mas cerca de 140 já foram descartados e os demais foram orientados a ficarem em quarentena pelo período de 14 dias. Até o momento os casos mais próximos registrados foram em Passo Fundo e Itapiranga com a região de Palmitinho se mantendo imune.


Conforme a Organização Mundial da Saúde(OMS) o isolamento social é fundamental para evitar que o vírus se propague muito rapidamente, ocasionando a sobrecarga no sistema de saúde e a consequente morte de pessoas pela falta de equipamentos e leitos. De acordo com as autoridades de saúde o isolamento social permite também que os governos se preparem de forma mais adequada para tratar dos pacientes, com a compra de equipamentos de proteção, aumento de leitos e de unidades de terapia intensiva(UTIs).


Em recente entrevista a Cultura FM, o Médico palmitinhense, Dr. Moacir Casali, ressaltou a importância do isolamento social dos idosos e de outras pessoas que integram as faixas de risco e que sofrem de outras comorbidades de saúde, sendo que estas estão mais propensas a complicações em caso de serem infectadas pelo coronavírus.



Foto: Arquivo


bottom of page