Na época onde política e futebol se misturavam

19/04/2020

Nos tempos que o Industrial e o Missioneiro duelavam com grande rivalidade em uma espécie de “grenal de Palmitinho”, o VP foi buscar fotos para relembrar personagens do futebol em Palmitinho.

 

Conforme relatos, as duas principais equipes da época tinham ideologias próprias, sendo que o Industrial era composto por atletas em maioria ligados ao MDB e o Missioneiro por um grupo do PDS(hoje PP). Conforme o atleta da época, o Ex-Prefeito Antônio José de Cezaro, diante da rivalidade existente surgiu a APF, a fim de apaziguar os ânimos e criar uma terceira via, reunindo pessoas de ambas as siglas.

 

O hoje Vereador, Lari Tranquilo Piaia(Bordoga), conta que apesar de ter atletas do PDS no Industrial e do MDB no Missioneiro, a rivalidade era muito grande, o que acabou misturando as questões políticas e surgindo uma terceira via, a APF. “Era uma rivalidade muito ferrenha entre Industrial e Missioneiro e daí surgiu a APF para acalmar os ânimos,” confirmou.

 

Muitos palmitinhenses que hoje são aposentados e alguns já falecidos se destacavam nas competições da época, nos anos 70 e 80. Conforme Bordoga, o estilo era totalmente diferente, desde a bola, até o vestuário. Entre as inúmeras fotos de arquivo, onde muitas se perderam com o tempo, separamos algumas para resgatar um pouco da história do futebol palmitinhense.

 

Na época, conforme os relatos, os torneios eram muito acirrados e reuniam dezenas de equipes em troca de visitas entre comunidades do município e até de cidades vizinhas. Os prêmios para os melhores eram, normalmente, porcos, cabritos, ovelhas, bebidas, além da sensação de satisfação pela vitória.

 

Dos álbuns do Vereador Lari não encontramos registros dos confrontos entre Industrial e Missioneiro, mas retiramos alguns registros inéditos de nossos antepassados do futebol. Um deles é do time da Prefeitura da época, composto por figuras como os Ex-Prefeitos Victor Zancan e Vercedino Albarello. Outro registro é de um torneio com um time do então Banco Real, com a presença do Ex-prefeito Antônio, Bordoga, Kiko de Cezaro, Ira Meirelles, BetovBalestrin entre outros.

 

VEJA FOTOS COM AS LEGENDAS ABAIXO:

 

 

LEGENDA FOTO I: Equipe Prefeitura Municipal

De pé: Deonir Gazolla, Victor Zancan, Ivan Candaten, Egidio Zanella, Paulo Zanchet, Hélio Zancan e Leonir Albarello(Nico). Abaixados: Antônio Zancan, Vercedino Albarello, Hermindo Szydloski(Polaco), Lari Piaia(Bordoga), Gelsumino Candaten e Lari Reis.

 

 

 

LEGENDA FOTO II: Equipe Banco Real

De pé: Kiko de Cezaro, Antônio Carlos Piton(Uca), Gilberto Balestrin(Beto) e Lari Paiaia(Bordoga). Abaixados: Antônio da Cezaro, Irani Meirelles e Denis Zanella.

 

 

 

LEGENDA FOTO III: Internacional em Frederico Westphalen

Vereador Lari Piaia(Bordoga) com o jogador Falção. Ao lado esquerdo o palmitinhense Giovani Albarello e na esquerda o Radialista Jean Localtelli.

 

 

 

 

Fotos: Arquivo/Lari Piaia(Bordoga)

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73