Governo Federal reconhece situação de emergência devido a estiagem em Palmitinho

30/04/2020

Após o reconhecimento Estadual, o Governo Federal acolheu o Decreto de Situação de Emergência devido à estiagem em Palmitinho. O Município está contemplado na Portaria 1.205/2020, publicada na última segunda-feira(27).

 

Mais de dois meses após o Município decretar Situação de Emergência em decorrência dos estragos ocasionados pela estiagem, no último dia 23 de abril, o Governo do Estado reconheceu o decreto e poderá auxiliar no atendimento as famílias.

 

Em Palmitinho, o Decreto foi confirmado no dia 14 de fevereiro, após reunião do Conselho Agropecuário, Defesa Civil Municipal e lideranças do município, onde foram relatados os estragos causados pela estiagem na agricultura, principalmente relacionada à falta de água para o consumo animal e até humano. 

A estiagem vem se agravando depois da homologação do Decreto e atualmente mais de 100 famílias são atendidas por equipes da Prefeitura Municipal, em decorrência da falta de água para o consumo animal e até humano.

 

Conforme o último levantamento da Emater-Ascar/RS, em conjunto com a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e do Conselho Agropecuário, as perdas em decorrência da estiagem são de grande monta, sendo registrada a morte de dezenas de aves e cerca de quatro toneladas de peixes, além de significativos prejuízos nas lavouras de milho, soja e na bovinocultura de leite.

 

Com a escassez de pastagem as perdas chegam a 46% na bovinocultura do leite. Nas lavouras de milho safrinha o percentual chega a 62%.  Já a soja apresenta perdas de 45%.

 

Com o reconhecimento federal o Município aguarda a liberação de recursos para continuar auxiliando as famílias atingidas pela estiagem.

 

 

 

Foto: Arquivo/Sec. Agricultura

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73