ESPECIAL VP: Panosso deixa legado de grandes contribuições para Palmitinho e Região

22/05/2020

Na tarde do Domingo de Páscoa, dia 12 de abril, a população de Palmitinho e Região foi pega de surpresa com a notícia de que um dos empresários mais bem sucedidos de nossa região havia sofrido um grave acidente, enquanto confraternizava com a família.

 

O Empresário e Ex-Prefeito de Palmitinho, Luiz Carlos Panosso, 62 anos, andava de quadriciclo em sua chácara, na Linha Boa Vista, quando sofreu o acidente acabando por falecer no início da noite do mesmo dia, no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo.

 

Panosso deixa um legado de grandes contribuições a Palmitinho e Região, com uma biografia repleta de superação e de conquistas, passando de uma infância de dificuldade e pobreza até tornar-se um empresário conceituado, e mais tarde, Prefeito de Palmitinho, entre os anos de 2013 a 2018.

 

Biografia: Dê uma infância de dificuldade para empresário bem sucedido e Prefeito

 

Luiz Carlos Panosso(Lisca) nasceu em 7 de março de 1958, em Frederico Westphalen, filho de Luiggi Panosso e Olívia Balestrin Panosso.  Perdeu o pai aos 9 anos de idade e como filho mais velho, enfrentou dificuldades para ajudar a sua mãe no sustento dos outros 4 irmãos mais novos.  Na sua infância foi engraxate, vendedor de bergamotas, entregador de jornais e vendedor de picolés. Iniciou sua vida profissional trabalhando como colaborador em um Escritório de Advocacia em Frederico Westphalen, o que lhe deu a experiência para idealizar a implantação do seu próprio negócio.  

 

No final da década de 1970 iniciou sua atividade autônoma no distrito de Pinheirinho(hoje município de Pinheirinho do Vale), e em seguida transferiu seu empreendimento para Palmitinho, onde consolidou toda a sua vida profissional e familiar. Com os anos tornou-se um dos empresários mais bem sucedidos do município, com empreendimentos nos ramos de: Comércio, Indústria, Serviços, Agricultura, Confecções, Imobiliário e Construção Civil, entre outros, em diversos municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

Além das conquistas profissionais, Lisca deixa grande legado no que tange a trabalhos sociais, sendo Patrão do CTG Estância dos Carreteiros, Presidente do Hospital Santa Terezinha e do Conselho Paroquial da Igreja Matriz Santa Teresinha, além de integrar e colaborar com inúmeras outras Instituições, Associações e Entidades organizadas existentes no município. Como político, Panosso concorreu a Prefeito por quatro oportunidades, sendo que nas duas últimas foi eleito ao cargo que exerceu entre os anos de 2013 a 2018. Faltando dois anos para o término do segundo mandato, ele renunciou, honrando um compromisso assumido nas últimas eleições municipais, deixando o cargo para o seu então Vice-Prefeito, Caetano Albarello.

 

Conhecido como um dos maiores empresários da Região, Panosso tinha grande trânsito entre lideranças políticas no Governo Estadual e Federal, sendo a vinda de recursos através de emendas um dos grandes feitos enquanto Prefeito. Luiz Carlos era irmão do prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, também do (MDB). Lisca deixa a esposa Cleusa e três filhos: Tobias, Isabel e Laura.

 

Lideranças destacam legado deixado por Ex-Prefeito

 

Antônio José de Cezaro (amigo)

Ex-Vice-Prefeito(1993/1996)  e  Ex-Prefeito(1997/2000)

 

“O LISCA era um irmão camarada, de uma inquietude ímpar e muito solícito para com os seus amigos.  Em tudo ele via uma possibilidade de consolidar um novo empreendimento.  Era comum ouvir dele:  “Preciso falar contigo”. Sempre tinha um plano novo para te apresentar e no qual ele pudesse te incluir. Um visionário para além dos nossos tempos que deixou gravado para a eternidade a sua marca indelével no desenvolvimento do município de Palmitinho".

Benhur Daillor Barth (Sócio e amigo)

Empresário

 

“Uma pessoa que convivemos por um longo período, fizemos investimentos juntos. Uma pessoa que semeou o bem por todos os locais por onde passou. Tudo o que fez foi sempre no intuito de acertar, de somar, e de ajudar as pessoas. O Lisca muito contribui para toda a nossa região e por que não dizer ao nosso estado e até nosso país. Uma pessoa de uma palavra só. Ele sempre dizia que para ele a palavra era suficiente, não precisava de nenhum papel, nenhum documento assinado. Trabalhou muito e tudo o que fez foi tentando fazer pelo máximo, pelo melhor. O que eles nos deixa é essa lealdade, essa sinceridade, essa vida correta, e com certeza todas as suas obras ficarão nas nossas lembranças.”

 

 

Vercedino Albarrello (Amigo)

Ex-Prefeito de Palmitinho

 

“Conheci o Panosso bem antes da sua vocação política e nele percebi um jovem idealista, entusiasta, positivo, disposto a enfrentar de peito aberto qualquer dificuldade. Engajado na comunidade nunca se absteve de participar em qualquer missão a que fosse chamado, cito como exemplo nas obras da Igreja Matriz e sua patronagem no CTG Estância dos Carreteiros. Na vida política também não lhe faltou à dedicação e o empenho para a realização de obras que enaltecesse ao município e servisse ao seu povo. Ele, por certo, será lembrado pelo tanto que fez a comunidade palmitinhense. O Empresário Panosso, também obteve sucesso pelo homem visionário e empreendedor que foi. Seu legado ai está e fala por ele.”

 

 

Cleusa Danete de Cezaro(Amiga)

Secretária Municipal de Saúde

 

“O Luiz Carlos Panosso, o Lisca, foi e vai continuar sendo muito importante para toda a comunidade palmitinhense e regional. Uma pessoa empreendedora, uma pessoa que gerou muitos empregos e também contribuiu muito para o desenvolvimento de Palmitinho. Desde a juventude fomos amigos, tive o privilégio de ser gestora da saúde no Governo dele. Aprendi muito, pois ele era uma pessoa muito positiva e que enaltecia o trabalho realizado. É muito prazeroso, dizer que, de fato ele contribuiu muito para o crescimento e desenvolvimento do município. A minha gratidão será eterna por poder ter feito parte do seu governo e trabalhar juntos em muitos momentos, em muitos desafios.

 

 

Dr. Moacir Casali (Amigo)

Médico

 

O nosso saudoso Lisca(Luis Carlos Panosso), em tão pouco tempo, tem deixado muita falta. Eu o conhecia e vivemos grandes momentos; batalhas, derrotas e vitórias. Mas mesmo nas derrotas ele saia fortalecido e dizia que "esse não era o meu momento." Homem forjado às dificuldades, mas com base familiar. E os princípios que norteavam sua caminhada terrena, eram de ser honrado, sincero, preocupado e como ele dizia: "verdadeiro".

Nas nossas conversas, discussões e encontros, que foram muitos, sempre foi de lembrar e valorizar os que com ele caminhavam. Não tinha preocupações com os que estavam tendo sucesso e sim com os necessitados e desassistidos; preocupava-se com a sociedade regional como um todo, ou com uma família, ou com uma pessoa que estava indo mal e precisava de apoio, esse era o seu alvo. E o fazia muitas vezes em silêncio. Ele sempre citava e lembrava os homens de bem e as famílias que o ajudaram no início da sua jornada em Palmitinho.

O Panosso soube aproveitar as oportunidades que apareceram, tinha o "faro" para empreender, um homem aguerrido, de muito sucesso e uma base familiar que o apoiava. Deixa um legado a ser seguido por muitos jovens e adultos, deixa uma lacuna na sociedade, um exemplo de família, de companheiro, sincero, honesto e "verdadeiro" como afirmava sempre.

E o Lisca deixa um amigo órfão, mas com o dever de seguir com essa caminhada do "fazer o bem". Saudades e um até breve. Da família Casali.

 

Celunésio Bonafé – Lage (Cunhado e Sócio)

Empresário

 

Falar de Luiz Carlos Panosso é muito fácil, mas hoje as lágrimas caem, pois não está mais entre nós. Sei e sou muito grato a ele, que me apoiou e me ensinou a evoluir como pessoa e profissionalmente. Compartilhei muitos momentos em família, amizade e trabalho com um mestre, sábio e muito generoso. Nestes anos de parceria nossas mãos se uniram em torno do crescimento e produtividade empresarial. Todos os medos e anseios foram apagados com sua inspiração e ações rápidas, pois tinha um instinto de liderança e respeito por parte de todos os colaboradores. Obrigado meu amigo por todo o amor dedicado à nossa família, ao próximo e a nossa comunidade. Levarei comigo o grande exemplo e legado que nos deixou: Empreendedor, verdadeiro, ético e se não bastasse um olhar brilhante diante de todas as batalhas e conquistas. E aí de cima continue nos guiando e abençoando!

Da Família

 

Esposa Cleusa e filhos:Tobias, Isabel e Laura

Da vida só levamos o bem que praticamos e é Deus quem aponta a estrela que tem que brilhar.

Nunca estamos preparados para perder as pessoas que amamos: Luiz Carlos Panosso.

Fomos pegos de surpresa com a sua partida tão prematura e trágica.

Nossa família e nossa vida nunca mais será a mesma, pois perdemos o elo paternal. Sofremos, choramos e sentimos o chão desabar. Deixou em nossos corações um enorme vazio.

A cada dia que passa temos mais certeza que você foi o melhor esposo, pai e avô e que assim construímos uma linda família.

Agradecemos a todas as mensagens de amor, conforto e carinho. A nossa gratidão a todos os familiares.

O tempo não pode voltar, mas com as pessoas certas do nosso lado é possível olhar o futuro com brilho e esperança.

Para nós, fica o seu legado: Homem do bem, trabalhador, honesto e verdadeiro, inteiramente dedicado à família e à sociedade.

 

 

 

Foto: Arquivo Cultura FM

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73