top of page

ESPAÇO ABERTO - Máscara: Novo acessório dos brasileiros

A pandemia do Coronavírus obrigou a população a instituir um novo acessório: a máscara. Com objetivo de proteger contra a contaminação, as pessoas que precisam sair de casa devem usá-la para cobrir as vias aéreas.


Na maioria das cidades a máscara é obrigatória ao sair à rua e em ambientes de trabalhos considerados essenciais, aqueles que não podem parar. Algumas pessoas optam em adquirir máscaras profissionais descartáveis, como as máscaras cirúrgicas, outras preferem as N95 com alto poder de proteção. Porém a população em geral tem a opção das máscaras de pano que pode ser produzida em casa mesmo, com algumas especificações mínimas, recomendadas pelo Ministério da Saúde: ter pelo menos duas camadas de pano, ser individual, de tecido de algodão, tricoline ou TNT, preferencialmente. Devem ser bem higienizadas, lavadas com água e sabão ou água sanitária.


Além disso, as medidas devem ser de acordo, cobrindo totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais. Deve ser lavada sempre após o uso. Cada pessoa deve ter no mínimo duas máscaras e cada vez que tirar a que está usando, deve trocá-la por outra limpa. A máscara, como tudo no Brasil, virou moda. Tem com estampas variadas, com frases e palavras, com símbolo dos times de futebol, ou de empresas. Não importa o que ela mostra, mas sim o que ela protege.


Use máscara e se não tiver necessidade fique em casa até essa pandemia ser controlada. Por mais leitos hospitalares, UTIs e respiradores que sejam disponibilizados, em caso de uma contaminação em massa, ainda poderá ser pouco.


Isso logo vai passar. Fiquem com Deus e obrigado pela leitura.

bottom of page