top of page

Um pouco mais de história do futebol em Palmitinho


Em meio à pandemia que paralisou o calendário esportivo do Município e todas as competições que estariam em pleno andamento, o VP foi buscar novos momentos que remontam a história do futebol em Palmitinho durante os anos 80.


Na última edição recordamos os tempos marcantes da grande rivalidade entre o Industrial e o Missioneiro, quando os mesmo duelavam em uma espécie de “grenal de Palmitinho”, reunindo grupos rivais na política e no futebol.


Nesta edição buscamos momentos memoráveis do futsal, registrando equipes e personagens históricos que participaram de acirradas disputas durante a década de 80. A pesquisa conta com a colaboração de um dos desportistas da época, Edelar de Cezaro(Kiko), que resgatou de seu baú de recordações as fotos das equipes do Escritório Panosso e do Cereais Albarello, campeões Municipais nos anos de 1982 e 1988, respectivamente.


Na época, conforme os relatos já trazidos na última edição do VP, os torneios eram muito acirrados e reuniam dezenas de equipes em troca de visitas entre comunidades do município e até de cidades vizinhas, mas as competições municipais também eram disputadas por representações de empresas, com nomes conhecidos até hoje.


No primeiro registro a equipe do Escritório Panosso conquistara o titulo do Municipal de 1982, após uma campanha de alto nível. Na equipe, estava o Ex-Prefeito Luiz Carlos Panosso, o Kiko de Cezaro, Uca, Pedronildo Garcia, entre outros. O destaque do campeonato foi o Uca que anotou 36 gols, sendo o artilheiro do torneio.

No registro seguinte a equipe do Cereais Albarello, Campeã Municipal de 1988, com a presença de atletas renomados na época, como o Edison Albarello(Pelé), Bordoga, Uca, Kiko Candaten e o saudoso Cleo Candaten, então treinador da equipe. Entre os dirigentes estavam os saudosos Luiz Carlos Albarello e Jaime Albarello, então Diretores da empresa que até os dias atuais está em atividade no município.


Conforme relatos, este foi um dos maiores campeonatos de futsal já realizado no município. “Foi meu último titulo enquanto jogador. Essa decisão foi uma das melhores vistas até hoje, no Ginásio de Esportes Eurico Piaia. Quatro emissoras de rádio da região transmitiram a decisão. Lembro dos detalhes do jogo que foi realizado em uma sexta-feira, dia 4 de março.,” descreve o então atleta e hoje empresário, Kiko de Cezaro. - Um detalhe do Uca. Sempre com uma "conga" nova e uma velha nos pés,” recorda. Segundo as histórias está era uma característica do jogador que era conhecido regionalmente por sua habilidade.


A emocionante partida entre Cereais Albarello e a equipe da Brahma, acabou empatada em 6 a 6 no tempo normal e na prorrogação em 1 a 1. A vitória do Cereais Albarello ocorreu na disputa por pênaltis, com o placar de 3 a 1. Conforme Kiko, os gols de Cereais Albarello foram anotados por Kiko de Cezaro(2), Tato Zinhani(2), Gordo(2) e Bordoga(1).


Abaixo de cada foto está disponível as legendas que irão permitir que você reconheça os rostos de cada um dos atletas e dirigentes que se destacam na época.


LEGNDA I : Escritório Panosso, Campeão Municipal de Futsal em 1982

Em pé: Pedronildo Garcia, Antonio Carlos Piton (Uca), Deloi Pedon e Luis Carlos Panosso. Agachados: Carijó (Conceição), Edson Balestrin (Trincão) e Kiko de Cezaro

LEGNDA I : Cereais Albarello, Campeão Municipal de Futsal em 1988

Em pé: Jaime Albarello, Lari Piaia(Bordoga), Cleunésio Bonafé(Lage), Jair Albarello, Kiko de Cezaro, Nilton Abarello e Kiko de Candaten. Agachados: Preto Albarello, Luiz Carlos Albarello, Tato Zinhani, Gordo, Edison Albarello(Pelé), Cleo Candaten e Cleomar Cadaten.

Fotos: Arquivo/Kiko de Cezaro

bottom of page