top of page

Abertura e limpeza de açudes são realizadas em mais de 400 propriedades de Palmitinho


A forte estiagem que vem assolando o nosso município desde o final do ano passado, está exigindo um amplo esforço das equipes da Administração Municipal a fim de auxiliar as famílias atingidas.


O agravamento da estiagem nos primeiros meses deste ano causou grandes perdas para famílias, atingindo as lavouras e ocasionando na escassez e até falta de água para abastecer aviários, pocilgas e o gado leiteiro. Além disso, dezenas de famílias ficaram sem água inclusive para o consumo humano.


Durante todo esse período a Administração Municipal vem auxiliando as famílias atingidas com o transporte de água e com um amplo trabalho de limpeza de bebedouros e açudes, além da abertura de novos açudes, incluindo açudes comunitários, com grande capacidade de armazenamento de água. Ao todo foram cerca de 400 serviços realizados em dezenas de propriedades do Município, com o amplo envolvimento das Secretarias da Agricultura e de Obras e Viação.


Conforme o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Renato Luiz de Oliveira, o trabalho é muito importante para prevenir-se a fenômenos futuros de estiagem. O Secretário saliente que a recomendação é de que “a população passe a adotar medidas de prevenção quanto à escassez da água, renovando fontes, reflorestando as áreas de nascentes e cuidando principalmente quanto ao uso de agrotóxicos e destinação de dejetos”.


Conforme o Prefeito Caetano, é fundamental o trabalho realizado pela Administração com a limpeza e abertura de açudes. “Toda a prevenção passa a ser fundamental para o futuro e a manutenção especialmente da produção animal e vegetal, a administração continuará a trabalhar para garantir o melhoramento da captação de água, prevenindo para futuros episódios de estiagem”, destaca.

bottom of page