top of page

Programa de incentivo viabiliza funcionamento de Agroindústrias no Município

Uma antiga demanda de agricultores familiares de Palmitinho vem gerando os primeiros resultados após o início do funcionamento do Sistema de Inspeção Municipal(SIM) e a implantação do Programa Municipal de Incentivo a Agroindústria Familiar.


A iniciativa é da Administração Municipal e integra o Programa “Palmitinho Mais Renda e Produção”, e conta com o apoio do Escritório Municipal da Emater, responsável por realizar os estudos de viabilidade e a implantação do selo sabor gaúcho, reconhecido pelo Governo do Estado e que permite que os produtos produzidos nas agroindústrias de Palmitinho possam ser comercializados em todo o território gaúcho.


Inicialmente o Projeto está possibilitando o funcionamento das primeiras três Agroindústrias, sendo duas relacionadas à avicultura e seus derivados, Agroindústria Alves Machado, da Linha Lajeado Leão, que fabrica panificados e a Agrosul Ovos, com produção de ovos colônias, na Linha Caldeirão. A outra iniciativa é exclusiva para a piscicultura, a Agroindústria Agro Fish Pescados, do produtor Rafael Tranqüillo, na Linha Santo Antônio. Outras duas iniciativas estão em fase de implantação, sendo uma relacionada ao leite e seus derivados e outra a avicultura.


Conforme o Técnico da Emater de Palmitinho, Alex de Mello Rubin, a entidade vem atuando como agente de fomento, realizando os projetos e prestando todo o estudo inicial de viabilidade técnica e econômica, além de incluir os empreendedores no Programa Estadual de Agroindústria Familiar(PEAF). Conforme Rubin, “todos esses avanços aconteceram devido à iniciativa da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal da Agricultura de implantar o SIM “Serviço de Inspeção Municipal”. Com esse serviço, as agroindústrias tem uma medica veterinária a disposição para fiscalizar seus produtos e assim poderem vender produtos inspecionados, ou seja, de forma legal”, relata.


A Agencia de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai(ADMAU), está a frente desse trabalho no município através de parceria firmada com a Administração Municipal e vem dando toda a assessoria para que o sistema passe a ser permanente no município. Instituições financeiras do município, Secretaria Municipal de Saúde (com Fiscalização Sanitária Municipal) e a Secretaria Municipal de Obras também são parceiras da iniciativa.


Conforme o Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Renato Luiz de Oliveira, a reestruturação do SIM foi um grande avanço para o setor, possibilitando a geração de renda aos Agricultores Familiares. - Com esse Serviço ativo, os produtos agroindustrializados aqui em nosso município passam a ser reconhecidos também a nível estadual. A Administração municipal está criando mecanismos para promover o desenvolvimento rural, através da agregação de valor aos produtos, buscando ampliar a renda destes agricultores, destaca.


O Secretário também relata que o Município está buscando incentivar as mais diversas culturas e para isso implantou o Programa Municipal de incentivo “Palmitinho Mais Renda e Produção”. O Programa incentiva iniciativas relacionadas à piscicultura, apicultura e a todos os produtos de origem animal. De acordo com o Secretário, entre as ações futuras está o planejamento para a Criação da Casa do Mel, com o incentivo para que os agricultores se organizem em grupo tendo amplo suporte técnico do Município.




Fotos: Emater/Palmitinho






bottom of page