top of page

Histórias do Futebol: Do túnel do tempo à rivalidade entre Canarinho X Flor da Serra

Enquanto a pandemia prossegue e as competições seguem paralisadas, o VP continua recordando as histórias dos anos de ouro do futebol de Palmitinho.

Nesta edição retornamos aos anos 90, mais propriamente a 1992, em uma final épica envolvendo duas das mais tradicionais equipes de Palmitinho, Canarinho e Flor da Serra. O palco da decisão foi o estádio do Clube Palmitinhense e o Campeão foi conhecido em um final de tarde de domingo após uma partida de muita pegada, digna da rivalidade estabelecida entre o Canarinho da Linha Posse e o Flor da Serra da Linha Caldeirão.


Conforme as informações de atletas e torcedores da época, as duas equipes contavam com nomes renomados de personagens considerados craques do futebol municipal da época. Do lado do Flor da Serra os pratas da casa: Artemio, Radotti, Minguinho, Vilmar Gazzana, Édio, Guinho, Véio e Nenê, além de dois reforços vindos de Frederico Westphalen(Cocha e Souza), conhecidos no futebol regional. Do lado Canarinho figuras como: Martelinho, Jairton Arboit, Elton Zanatta, Bibi Negrini, Geio Zanatta, Pago Peretto, Ivan Candaten, e a então revelação da época, Aldair Albarello.


Conforme Valdemir Franceschi(Martelinho), a equipe do Canarinho era capitaneada pelo memorável Pipo Franceschi e saiu perdendo o jogo. Ivan Candaten destaca que esta equipe do Canarinho foi uma das melhores equipes da época, contando com um grande elenco. A equipe amarela acabará por empatar o jogo com um gol de Martelinho e virar a partida com um gol de Pelé Albarello.


De acordo com as testemunhas desta grande decisão, a festa se estendeu durante a noite e a rivalidade entre as duas equipes ganhou mais um capitulo, desta vez vencida pelo Canarinho. Porém, as vitórias se alternavam em cada Campeonato Municipal, sendo que em muitas outras oportunidades o Flor da Serra também conquistou seus troféus.


No arsenal de fotos guardada pelo desportista Vanderlei Rodrigues(Vande), genro do saudoso Pipo Franceschi, buscamos as fotografias que rememoram este dia, com a foto oficial do time titular, campeão do Municipal de 1992. Vande relata os muitos troféus e fotos que sempre foram zeladas pelo Dirigente, um dos grandes responsáveis pelas várias conquistas do Canarinho.


Abaixo a foto oficial da equipe Campeã com o nome de cada um dos atletas do time titular. Na foto acima a equipe completa com a presença dos demais atletas e membros da Comissão Técnica: Vilmar Zanatta, Beto Franceschi, Gelson Franceschi, Maguinho, Nilvo Negri, Miro Argenta, Golfeto e o massagista Damião Cheffer.

Fotos: Arquivo/Vanderlei Rodrigues

LEGENDA: Em pé: Pipo Franceschi, Pelé Albarello, Jairton Arboit, Elton Zanatta, Ivan Candaten e Bibi Negrini. Agachados: Geio Zanatta, Pago Peretto, Aldair Albarello, Jorge(Sadia), Martelinho e Leandro Dalla Valle.

bottom of page