Projeto de melhorias de açudes chega a mais 10 propriedades de Palmitinho


Visando melhorar a infraestrutura das propriedades atingidas pela estiagem que assolou o Rio Grande do Sul no último verão, o Programa Estadual de Apoio a Ampliação da Infraestrutura Rural – 5948, está beneficiando ao menos 10 famílias de Palmitinho afetadas pela seca.


O Programa do Governo do Estado tem como objetivo a Redução do Impacto da Estiagem e Qualificação da Infraestrutura no Campo, apoiar a construção de estruturas de reservação de água para usos múltiplos, para a expansão da prática da irrigação entre os agricultores e pecuaristas almejando estabilidade nas suas produções frente aos recorrentes quadros de estiagens que ocorrem no Estado.


No Programa idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do RS, estão sendo oferecidos a prestação de serviços mecanizados para as obras, acesso a projeto técnico, licenciamento ambiental e outorga de uso de água. O Programa está sendo Desenvolvido pelo Departamento de Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos da Água – DINFRA, sendo monitorado pela Sala de Gestão e integrante do Acordo de Resultados.


De acordo com o Técnico da Emater/Palmitinho, Luan Jaques da Costa, a Emater fica responsável pelos projetos técnicos, levantamento topográfico e a documentação, além de fazer o acompanhamento do trabalho nas propriedades. Conforme o Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Renato Luiz de Oliveira, em Palmitinho estão sendo atendidas 10 famílias com o acompanhamento da Emater e o incentivo do Poder Público Municipal, sendo que a seleção das famílias foi aprovada pelo Conselho Municipal da Agricultura.

O trabalho está sendo desenvolvido em etapas, sendo atendidas as famílias que tiveram maiores perdas durante o período da estiagem e que ainda não haviam sido atendidas pela força-tarefa promovida pelas secretarias de Obras e Viação e Agricultura e Meio Ambiente. De acordo com dados da Secretaria Municipal da Agricultura, o trabalho desenvolvido pelas secretarias chegaram a 500 propriedades, somadas as ações de prevenção, limpeza, aberturas de bebedouros, de micro açudes e exploração de novas fontes d’água.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73