top of page

AGRONEGÓCIO EM DESTAQUE: Um ano de estiagem devido ao La Niña

Palmitinho vem enfrentando mais uma estiagem em 2020. No início deste ano já enfrentamos uma falta de chuvas que trouxe prejuízo para as culturas e atividades pecuária. Agora, após um inverno de precipitações abaixo da média, os meses de setembro e outubro registraram chuvas 87% abaixo da média histórica, e isto vem trazendo muitas dificuldades aos agricultores.


De acordo com levantamento realizado no município, principalmente nas culturas de milho grão e silagem, as percas em algumas lavouras superam os 50%, pastagens perenes não se desenvolvem e há dificuldade para implantação de pastagens de verão, algumas lavouras de trigos plantadas mais do tarde também foram afetadas pela seca.


Outra grande preocupação é com a falta de água para os animais nas propriedades, sabemos que possuímos 103 produtores de suínos integrados, 17 produtores de aves integradas e 231 produtores de leite, e que necessitam de bastante demanda de água, e como o inverno não teve muitos volumes de chuvas, não houve recuperação dos níveis dos reservatórios nas propriedades, e o que preocupa ainda mais, é que para algumas famílias vem faltando água para o consumo próprio. Com isso, a Administração Municipal através da Secretaria de Obras e a Secretaria da Agricultura estão empenhados para atendimento destas propriedades e fazendo o transporte de água para auxiliar estas famílias.


E para os próximos meses a expectativa segundo meteorologistas é que o fenômeno la niña pode se estender até os meses de março a abril de 2021. Por isso a Emater vem orientando os agricultores a realizarem o seguro agrícola de suas lavouras, antes do plantio procurarem a Emater ou empresas de assistência técnica e as agências bancárias para estarem realizando o seu custeio agrícola garantindo assim o seguro. Assim será possível evitar que os prejuízos sejam ainda maiores. Para os que já realizaram o custeio e tiveram prejuízos em suas lavouras, estes devem acionar o seguro agrícola, mas o momento para acionar é no final do ciclo da cultura, onde pode ser avaliada mais claramente a perda na lavoura.

bottom of page