top of page

ESPAÇO ABERTO: Novembro Azul

Você sabe o que é o Novembro Azul? Por que esse mês é dedicado à saúde do homem?

É uma campanha que busca conscientizar a respeito da necessidade da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, além da importância de cuidados integrais com a saúde do homem. O câncer de próstata é um dos cânceres mais comuns no mundo e tem prevalência em homens com idade acima de 65 anos.

A campanha é realizada em 21 países, sempre no mês de novembro, assim acontece o Outubro Rosa em alusão ao câncer de mama nas mulheres. O principal objetivo da campanha é alertar a respeito da necessidade de prevenção e realização do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Também se busca conscientizar a população masculina sobre a necessidade de cuidados com a saúde integral dos homens, como no caso de doenças crônicas ou infecções transmissíveis.

É preciso que os homens vençam o tabu do exame e procurem o seu médico. Conhecer uma doença no seu início e tratá-la a tempo é fundamental para vencer a enfermidade e reduzir ou até mesmo evitar sequelas para o seguimento da vida do paciente. A maioria dos homens passará por este procedimento e saberá que não tem nada e desfruta de uma vida saudável. No entanto, uma pequena minoria precisará de tratamento e deverá correr contra o tempo para vencer o quanto antes a batalha.

Ter um diagnóstico positivo precoce não é motivo de desespero. É apenas a constatação de que se precisa de tratamento adequado para superar uma fase e poder viver normalmente depois. Descobrir tardiamente que se está doente, após sentir os sintomas, é saber que por conta de um possível preconceito, descaso ou desinformação, o ser humano poderá estar comprometendo-se para o resto de sua vida.

Diante disso, nós que já ultrapassamos a faixa dos 40 anos, precisamos procurar o serviço municipal de saúde mais próximo e tirar essa dúvida da cabeça. Este atendimento é feito pelo SUS e é direito do cidadão. A saúde preventiva custa menos e dói menos.

Obrigado a todos pela leitura e um voto consciente.

bottom of page