top of page

Abril deve ser menos chuvoso e com temperatura acima da média no Estado



Abril tem um clima já típico de outono ao passo que março, que está terminado, e que marca o início da estação das folhas, ainda guarda mais características de verão. Por isso, dias de calor são comuns em março enquanto em abril são menos frequentes, embora ainda ocorram.


Os dias com madrugadas amenas ou frias também aumentam em abril pela climatologia e em alguns anos ocorrem até episódios de frio muito intenso. Em 1999, por exemplo, chegou a nevar no começo da segunda quinzena de abril por conta de uma intensa massa de ar frio associada a um poderoso ciclone que trouxe enorme ressaca e danos na costa gaúcha.


Outra característica do mês de abril é o aumento da frequência de dias com registro de nevoeiro e neblina entre a madrugada e o período da manhã à medida que cresce o número de madrugadas de temperatura mais baixa. Em algumas ocasiões, o nevoeiro pode ser denso e perdurar por várias horas.


Chuva em abril

O Rio Grande do Sul não tem uma estação seca ou chuvosa como ocorre no Brasil Central, Amazônia ou parte do Nordeste. Entre o mês mais chuvoso e o menos chuvoso as médias de precipitação não variam muito. Com efeito, abril e maio costumavam ser os meses com as menores médias de precipitação do ano.

Municípios do Norte, Sul e fronteira com a Argentina devem ser os locais mais chuvosos em abril, com volume acima do previsto, segundo o Inmet. 


Portanto, abril é um mês que, historicamente, era menos chuvoso e que nas últimas três décadas experimentou um aumento nos índices de precipitação. Mesmo assim, muitos dias de abril tendem a ser mais luminosos com a maior presença do sol.


Temperatura em abril

Há um razoável consenso entre os modelos de clima que este mês será outra vez de temperatura acima a muito acima da média histórica na maior parte do Brasil com as áreas de temperatura mais acima da climatologia concentradas entre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil.


Os locais mais quentes devem ser na metade norte, como em Passo Fundo, onde é aguardada temperatura média histórica de 18,3ºC, e Cruz Alta, onde o previsto é 19,3ºC.


Espera-se, assim, um mês com temperatura acima dos padrões históricos em grande parte do Centro-Sul do Brasil. No caso do Sul do Brasil, embora se espere um aumento na frequência de jornadas amenas ou agradáveis, a MetSul projeta um mês ainda com muitos dias quentes e de calor com um abril que em vários momentos mais vai lembrar o verão do que um mês de meia estação.








Com informaçõs LA+

Foto: Reprodução/Web

Commentaires


bottom of page