top of page

Acampamento Farrapo de Palmitinho segue até sabado(20)

  • Foto do escritor: Dejair De Castro
    Dejair De Castro
  • 16 de set.
  • 2 min de leitura

Foto - Dejair de Castro\VP
Foto - Dejair de Castro\VP

Iniciou neste domingo, dia 14 de setembro, a programação da Semana Farroupilha 2025 de Palmitinho. O Acampamento Farrapo deste ano é realizado nas dependências do CTG Estâncias dos Carreteiros, entidade organizadora do evento.

Para a edição deste ano a Administração Municipal, em conjunto com a Câmara Municipal de Vereadores, disponibilizou um montante de R$ 20 mil para a realização das atividades, com a montagem dos ranchos em frente ao CTG e uma ampla programação que também ocorre na parte interna da sede da entidade.


A programação iniciou na manha deste domingo(14), com a celebração da tradicional Missa Crioula, seguida do acendimento da chama e pronunciamento de autoridades, marcando a abertura oficial da programação.


Entre os destaques da programação, conforme a Patronagem do CTG Estância dos Carreteiros, está o Torneio de Jogos Gaudérios, realizado neste domingo(14) e a Sessão da Câmara de Vereadores diretamente do CTG, nesta segunda-feira(15). A programação também conta com oficinas culturais com a presença das escolas do município, apresentações de invernadas locais e regionais e o Fandango com o Grupo Eduardo Gaiteiro e os Reis da Alegria, na sexta-feira(19).


A programação da Semana Farroupilha 2025 tem a participação da Cultura FM e do Jornal Vitrine do Povo, com ampla cobertura a fim de prestigiar e divulgar as atividades desenvolvidas e a valorização da cultura gaúcha.


Confira a integra da programação:

ree

 

Semana Farroupilha 2025

O tema dos Festejos Farroupilhas em 2025 é "Ondas curtas para uma história longa – O centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa", destacando o radialista e comunicador Darcy Fagundes. A música tema escolhida para este ano foi "O Vaqueano do Rádio", do grupo Alma Gaudéria. 


Conforme o Movimento de Tradições Gaúchas (MTG), este tema e a escolha da música conectam a tradição do Rio Grande do Sul com os meios de comunicação, honrando figuras e eventos que marcaram a história do estado. 


A proposta busca enaltecer a história do radialista, declamador e comunicador Darcy Fagundes, no ano de seu centenário, salientando ainda, a trajetória do programa Grande Rodeio Coringa, que completa 70 anos neste ano, desde sua primeira edição em maio de 1955, na Rádio Farroupilha. A escolha é motivada pela compreensão de que Darcy Fagundes marcou a história da comunicação gaúcha e de como nossa cultura foi lançada à grande mídia, contribuindo para a popularização e valorização dos aspectos regionais e indenitários do povo gaúcho.


Darcy Fagundes nasceu em 15 de dezembro de 1925, na cidade de Uruguaiana e era primogênito de uma família de 11 filhos, entre eles o apresentador Antônio Augusto Fagundes, Aldo Batista, João Batista, Euclides Fagundes Filho e Júlio César. Foi casado três vezes, deixando um filho do primeiro casamento, três filhos do segundo e um garoto do terceiro, com Dona Liliana.


Ele foi contratado em 1955 pela Rádio Farroupilha para ser o ajudante de Paixão Cortes em um programa sobre tradicionalismo gaúcho que ainda não tinha nome. Darcy lançou seu primeiro disco em 1968, chamado Tropa Amarga, também lançou um conjunto de poesias, muitas delas como um Desencanto declamadas em seu programa de rádio. Rinha de galo foi sua primeira gravação individual.


No dia 22 de junho de 1984, Darcy Fagundes morreu aos 59 anos, vítima de um câncer que o abateu rapidamente, em Porto Alegre.

Comentários


A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73

Expediente.jpg
bottom of page