top of page

Administração promove Curso de Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação


A Administração Municipal de Palmitinho, Vigilância Sanitária Municipal e ACIP (Associação Comercial e Industrial de Palmitinho) em parceria com SEBRAE Norte, realizaram nos dias 02, 03 e 04 de maio, o Curso de Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação.


O curso foi ministrado pela instrutora, Roseli Maria Lamb Zanchini, totalizando uma carga horária de 12hs. Participaram proprietários e colaboradores de estabelecimentos da área de alimentação: mercados, padarias, restaurantes, sorveterias e food trucks, tendo as inscrições custeadas pela Administração Municipal.


A legislação sanitária vigente que inclui: Contaminantes alimentares: grupos de microrganismos importantes em alimentos, parâmetros que influenciam a multiplicação dos microrganismos em alimentos; Doenças transmitidas por alimentos; Manipulação higiênica dos alimentos: Preparo, Porcionamento, Sobras, Coleta e guarda de amostras; Boas Práticas: Requisitos, Estrutura física, Controle de água, Controle de pragas, Controle da saúde do manipulador, Higiene e comportamento pessoal, Uniformes, Comportamento no trabalho, Higienização de superfícies, Lixo, Regra para visitantes, Controle de fornecedores, Pré-preparo, foi contemplada no Curso.


Conforme a Vigilância Sanitária do Município, anualmente, adoecem em média 600 milhões de pessoas por contaminação alimentar no mundo. As doenças transmitidas por alimentos (DTAs) representam um importante impacto à saúde pública, além de causarem prejuízo à economia do país por meio de custos diretos e indiretos.


Segundo a fiscal sanitarista municipal, Kelly Kern Folle, “a Vigilância Sanitária deve garantir saúde à população por meio da fiscalização e também através da promoção de ações educativas como essa, pois o Curso de Boas Práticas torna-se essencial para a qualificação técnica dos manipuladores, a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos”, destaca ela.


A iniciativa contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social do Município. De acordo com a Secretária, Inês Maria Albarello, a atividade é muito importante para orientar os trabalhadores do setor de alimentação quanto ao correto manejo dos alimentos, conforme previsto na legislação.





Fonte: Ascom/Prefeitura Municipal

Foto: Divulgação

Comentários


bottom of page