Administração segue incentivando Agroindústrias do Município


Pequenas iniciativas de Agroindústrias de Palmitinho continuam recebendo o incentivo da Administração Municipal para legalizar os seus empreendimentos. Isso vem ocorrendo desde meados de 2019, quando em uma parceria com a Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai(ADEMAU), o Município de Palmitinho reativou o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M).


De acordo com o Secretário Municipal da Agricultura, Cleber Sponchiado, o sistema está possibilitando que as agroindústrias possam legalizar os seus produtos e comercializar os mesmos diretamente aos consumidores do município ou em supermercados habilitados no S.I.M. O sistema permite a comercialização de produtos de origem animal, sendo possível a implantação de Agroindústrias de vários segmentos, como a de embutidos, galinha caipira, ovos, mel, pequenos laticínios, abatedouros entre outros.


A primeira agroindústria beneficiada foi Agrofish Pescados, à qual iniciou as atividades em julho de 2020. A Agroindústria do produtor Rafael Tranquilo foi a primeira a receber o certificado no município e desde então está comercializando os pescados com as devidas garantias sanitárias. Já em 08 de janeiro de 2021, foi à vez da Sul Ovos receber o selo de qualidade. O empreendimento está localizado na Linha Caldeirão, na propriedade do jovem agricultor, Mateus Bonifácio, e com o selo municipal passa a comercializar os ovos coloniais no município e na região.


Bonifácio, destaca a alegria de poder comercializar os produtos que é fruto do investimento na propriedade, na busca de conhecimento e do apoio da Secretaria da Agricultura e da Emater/RS. –“Sempre tive aquela vontade de ter meu próprio negócio e com o apoio da Emater, da Administração e da ADEMAU, foi possível viabilizar o negócio, trazendo um produto de qualidade e que hoje conta com o certificado do município,” destaca.


De acordo com o Prefeito Caetano Albarello, as pequenas iniciativas de agroindústrias terão todo o apoio possível da Administração, tendo em vista a sua importância para a geração de renda para as famílias das pequenas propriedades do município.

A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73