AGRONEGÓCIO EM DESTAQUE: Alternativas de alimentos para o outono

Iniciou o outono, e com ele uma preocupação para os produtores de leite devido ao vazio outonal, que corresponde ao período de abril a maio. Este é o período onde as pastagens anuais de verão estão em final de ciclo e as pastagens perenes reduzem o seu crescimento devido à diminuição da temperatura e encurtamento dos dias. Neste período com menor oferta de forragem, aumenta-se o consumo de silagem e ração, e aí está gerando uma preocupação aos produtores, pois a safra e safrinha de milho silagem foram afetadas pelas estiagens ou pelo ataque de cigarrinhas, e o estoque de deste alimento diminuiu.


Sabendo disso, quero deixar algumas dicas sobre alternativas de alimentação que poderão estar sendo utilizadas pelos produtores, para que o gasto da silagem seja reduzido e possa ser suficiente até a próxima safra. Em conversas com alguns agricultores uma opção que surgiu, e acredito que será muito utilizada, é o plantio da cultura do trigo para realização de silagem, temos ótimas variedades de trigo no mercado voltadas para esta finalidade, e se realizada no ponto correto de corte pode ser um ótimo alimento para bovinos, então esta se torna uma alternativa interessante.


Outra sugestão é adquirir sementes certificadas e de bom potencial produtivo para que haja grande volume de forragem durante o inverno diminuindo o uso de silagem, mas não é somente semente de qualidade, o preparo do solo para o plantio, dessecação da área antes do plantio (se necessário), utilização de adubação química + orgânica quando possível e adubação de cobertura com nitrogênio, respeitando a altura de entrada e saída das pastagens, esses fatores são fundamentais para o sucesso do cultivo.


Muitos produtores também no momento de grande oferta de forragem realizaram a fabricação de feno, que é outro alimento que pode ser utilizado. Aquisição de pré-secado, caroço de algodão, mandioca e grão de aveia, são alternativas que também podem ser utilizadas na alimentação.


Para maiores informações a Emater está à disposição dos agricultores, orientando e auxiliando na tomada de decisão.


Até a próxima edição

A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73