AGRONEGÓCIO EM DESTAQUE: “O olho do dono é que engorda o gado”

Após um 2020 difícil para todos, iniciamos 2021 com boas perspectivas para a agricultura, principalmente devido ao fim da estiagem.


Após a retomada das chuvas nos meses de dezembro e janeiro, a atividade da bovinocultura de leite foi muito beneficiada, com bom preço pago pelo litro de leite e aumento da produtividade graças à recuperação das pastagens perenes e anuais. Com isso, os produtores contam com grande volume de forragem disponível aos animais e muitos, com a sobra de forragem, produzem feno para fornecimento aos animais nos períodos de menor volume de pastagens e também para criação de novilhas, onde este tipo de alimento é indispensável.


O grande volume de chuvas, com a umidade e calor, também favoreceu para o aparecimento de pragas, o que vem atrapalhando o desenvolvimento de algumas pastagens anuais, principalmente o capim sudão, que teve grande ataque de pulgão. Neste caso, orientamos que deve ser monitorada a lavoura e controlado com inseticidas assim que identificado. Nas pastagens perenes como tifton e jiggs orientamos aos produtores ficarem de olho ao ataque de cigarrinha e também de lagartas que preocupam, pois causam grandes danos as pastagens.


Já na cultura do milho safrinha, vários produtores estão realizando controle de plantas invasoras com herbicidas e também adubação de cobertura com uréia, produtores estão animados com o bom desenvolvimento da cultura, prevendo uma boa produtividade. Esta é outra cultura que deve-se se ter cuidado em relação as pragas, nos últimos dias visitamos várias lavouras onde identificamos ataque de lagartas, cigarrinha e também de percevejo, por isso orientamos ao produtor sempre estar monitorando sua lavoura e se necessário agir imediatamente para controle dos insetos.

Na cultura da soja, as perspectivas são ótimas, as condições climáticas vêm favorecendo agora para realização dos tratamentos fitossanitários, e os produtores estão bem otimistas com uma boa produtividade e também com o preço do produto que vem se mantendo em alta.


Diferente das outras áreas, a agricultura depende de vários fatores, uns que estão fora do alcance, como as condições climáticas, e de alguns que estão ao alcance do produtor, por isso o acompanhamento e monitoramento constante da sua lavoura, seja de suas pastagens, grão milho, soja, trigo, feijão, fumo... é fundamental para o sucesso, e como diz o ditado: “O olho do dono é que engorda o gado”.

Até a próxima edição!