top of page

AGRONEGÓCIO EM DESTAQUE: Sistema de produção de leite confinado vira tendência em Palmitinho

No ano de 2018 surgiu o primeiro sistema de produção de leite confinado no município de Palmitinho, chamado compost barn. Desde então, foi realizado mais um projeto em 2020, e agora em 2021 temos três projetos de compost barn em construção e mais um free stall em andamento.


O sistema confinado compost barn é um sistema de instalação que consiste em um grande espaço físico coberto para descanso das vacas, revestido com serragem de madeira e esterco compostado. O principal objetivo é garantir aos animais conforto e um local seco para ficarem e a compostagem do material da cama. Este é um sistema que vem ganhando espaço e destaque nos estados maiores produtores de leite do brasil.


O sistema possuí inúmeras vantagens, como: aumento da produção de leite, uma lactação adicionada na longevidade das vacas, facilidade em introduzir manejos que diminuem o retrabalho, redução de CCS e CBT do rebanho, menos problemas de casco, redução de 60% com custo de medicamentos para tratar os animais, melhorias na saúde da glândula mamária e menor rotatividade de mão de obra. Este sistema é uma boa alternativa para propriedades com limitação de área. Nele, as vacas são divididas em lotes para possibilitar um manejo mais adequado para cada fase de produção.


Vale ressaltar que para o produtor tomar a decisão por optar pelo sistema, ele deve ter alguns pontos a serem observados, que são muito importantes para a tomada de decisão de entrar no sistema como: ter boa genética das matrizes, pois para que a resposta em média de produção seja viável para a atividade normalmente os animais depois de introduzidos no sistema aumentam sua média de produção em 3 até 18 litros/vaca, além disso, neste sistema confinado os animais consomem uma quantidade maior de alimentos como silagem, ração, feno e sal mineral dentre outros, o custo de produção é bem maior que o sistema a base de pasto, então há essa necessidade que os animais tenham essa boa genética e aptidão leiteira.Outro fator a ser observado é a quantidade de área disponível para realização de silagem, pois a silagem é a base alimentar neste sistema e exige de 35 a 40kg por animal por dia, a cama do compost deve ser revolvida diariamente para melhor fermentação.


Este sistema exige que o produtor tenha um bom conhecimento da atividade, e para isso a Emater e a Secretaria da Agricultura realizam, desde 2018, visitas técnicas através de excursões para conhecer os sistemas de compost Barn. As visitas ocorreram no município de Fortaleza dos Valos/RSem 2018, e em janeiro de 2021 em duas propriedades em Vista Alegre/RS. Essas visitas são fundamentais para que os produtores visualizem o sistema, os manejos, bem como a forma de construção para que estejam colocando em prática lá em suas propriedades.


Para mais informações sobre o sistema a Emater se coloca à disposição. Até a próxima edição

bottom of page