top of page

AGRONEGÓCIO EM DESTAQUE: Um ano de eventos climáticos severos

Estamos se aproximando do final de 2023, um ano de grandes desafios para o setor agrícola, pois os eventos climáticos estão cada vez mais intensos, prejudicando o desenvolvimento das culturas e também redução na produtividade. Nesta edição estarei repassando a situação das principais produções de Palmitinho seja agrícola ou pecuário, deste último ano e a projeção para 2024.


A bovinocultura de leite, principal atividade do município, onde possuímos 214 produtores, teve um ano difícil, muito pelo baixo preço pago ao litro de leite, também o excesso de chuvas nos meses de setembro, outubro e novembro prejudicou o desenvolvimento final das pastagens anuais de inverno e dificultou a implantação das pastagens anuais de verão, mas neste momento vem em recuperação, com alta produção de pastagens perenes de verão e implantação das anuais. Para o próximo ano a projeção é um cenário otimista, que o preço vá se recuperando de forma moderada.


A cultura do trigo, que representa 250 hectares em nosso município foi afetada diretamente pelo excesso de chuvas, houve perdas superiores a 45% na produção, isso sem falar na qualidade do produto que baixou muito e afetou o preço pago pelo produto que foi muito abaixo, o que inviabilizou a cultura neste ano, o seguro agrícola para a cultura foi o que ainda amenizou para que o produtor não tivesse uma margem negativa da cultura.


Na produção de tabaco em torno de 250 hectares no município, também sofreu pelo excesso de chuvas, sendo que em algumas localidades as lavouras foram atingidas pelo granizo e tiveram perdas superiores a 70%. No geral a estimativa é que houve uma redução de 50% na produtividade da cultura em nosso município. O que ameniza essa perda é a expectativa de um bom preço pago pela arroba.


 A produção de milho grão e milho silagem também foi afetada pelo excesso de chuvas, houve uma redução média de 35% na produtividade de grãos e silagem. A cultura da soja está em fase inicial de desenvolvimento, houve grande dificuldade de implantação no mês de novembro e início de dezembro devido às chuvas, agora nós últimos 15 dias o clima vem favorecendo para implantação da cultura.


Um ano desafiador, mas também que exige cada vez mais que o produtor seja profissional na sua atividade, para que possa permanecer nela e que sua atividade seja rentável.


Esperamos que 2024 seja um ano muito melhor, repleto de felicidade, saúde e paz! Feliz natal e um próspero ano novo a todos...

Kommentare


bottom of page