AGRONEGÓCIO EM DESTAQUE: A importância da análise de solo para melhorar a produtividade
- Dejair De Castro
- 23 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Neste período que se aproxima o inverno, a maioria das lavouras com culturas anuais de verão já se encontram em final de colheita. Este é um momento ideal para coleta de amostras para realização de análise de solo, mas por que fazer análise de solo? Qual sua importância?
A análise do solo é fundamental para que o agricultor possa diagnosticar as condições do solo tanto químicas como físicas, como os teores nutricionais, acidez e o tamanho das partículas, permitindo avaliar a necessidade de calagem, quanto e qual tipo de calcário deve ser utilizado e quais nutrientes devem ser fornecidos por meio de adubação. Ou seja, a garantia de uma alta produtividade aliada à preservação do meio ambiente passa por um solo fértil e conservado e a análise do solo é fundamental para propiciar as melhores condições para as culturas desejadas.
Em algumas análises já realizadas nos últimos dias pela Emater de Palmitinho, na maioria delas, identificamos solos com PH baixo e com presença de alumínio. Isso significa que os solos estão ácidos e com alumínio, que é um dos principais responsáveis pela baixa produtividade das lavouras, pois ele é toxico para as culturas e inibe o crescimento das raízes das plantas. Diante disso, para resolver esses problemas, a calagem com calcário se faz necessário, sendo que para saber a quantidade a ser aplicada o caminho é fundamental a análise de solo.
Também identificamos alguns nutrientes como fósforo com níveis baixos o que é mais um limitante de produção. Por isso fica aqui a dica a todos para que realizem análise, conheçam melhor o seu solo, para assim ter uma melhor produtividade. A Emater se coloca a disposição para orientações quanto à coleta e também para o encaminhamento semanal das amostras para o laboratório de solo.
Até a próxima edição




.jpg)
Comentários